Saúde promove vacinação contra a meningite tipo C em Macaé

28/09/2010 15:45:42 - Jornalista: Emmanuel Rosestolato - estagiário

Foto: Arquivo Luiz Bispo

Vacina estará disponível nos Postos de Saúde do município

A secretaria Municipal de Saúde (Semusa) junto como os programas de imunização nacional, e estadual, inicia na próxima segunda-feira (4 de outubro), a imunização contra a Meningite na cidade. A imunização será feita nos postos de saúde do município, Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc) e o Pronto Socorro do Aeroporto, para as crianças menores de dois anos de idade (1 ano, 11 meses e 29 dias). A opção em implantar esta vacina é baseada na alta prevalência da doença pelo sorogrupo C no Brasil.

O objetivo é proteger a população de um dos tipos mais letais de meningite. A vacina fará parte da rotina contida no calendário de vacinação da criança na faixa etária de menores de um ano de idade.

- A vacina será aplicada a partir de segunda-feira devido ao novo calendário de vacinação infantil e também, por conta da fabricação de vacinas imunizadoras para o H1N1 no início do ano, que acabou atrasando a produção de outras vacinas. Esse ano não tivemos óbito de crianças menores de dois anos no município por meningite, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláudia Campanati.

A doença ocorre durante todo o ano, e é mais frequente no inverno ou na estação seca, no caso das etiologias (causas) bacterianas. A expressão epidemiológica depende de fatores como o agente infeccioso, existência de aglomerados populacionais e características socioeconômicas dos grupos populacionais e do meio ambiente. Dentre os agentes causadores de meningite, as bactérias contribuem com quase 50% dos casos; em grande maioria representada pela Doença Meningocócica (DM).


A Doença Meningocócica (DM) é uma infecção bacteriana aguda, causada pela bactéria Neisseria meningitidis diplococo Gram negativo, cuja disseminação resulta em doença invasiva, geralmente septicemia e/ou meningite. A DM é responsável por aproximadamente 3.500 casos por ano e que apresentam alta letalidade (em torno de 20%) podendo ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária, porém é mais comum em crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo nos menores de 1 ano de idade, e está associada à ocorrência de surtos.

Os primeiros sintomas da meningite C são: rigidez na nuca, febre, dor de cabeça, sensibilidade a luz, mente confusa, manchas pela pele do tipo hematoma e que não desaparece mesmo pressionada.

As medidas de prevenção para evitar a transmissão devem ser implantadas ou reforçadas, sendo as mesmas precauções utilizadas para outras doenças de transmissão respiratória. São elas: boa nutrição, cuidados rigorosos de higiene, principalmente com crianças, convívio em ambientes arejados e ensolarados e evitar aglomerações.

Em casos de suspeita de contagio pode-se realizar um tratamento com antibiótico para prevenir o surgimento da doença (quimioprofilaxia) , quando indicado, entre aqueles que tiveram algum tipo de contato com provável doente. Mesmo com a introdução da vacinação esta medida não deve ser esquecida ou minimizada, pois é também importante para a prevenção e controle da doença.