Saúde realiza campanha de prevenção contra hepatite

14/05/2009 15:39:10 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Arquivo Secom

Campanha será no Jorge Caldas

Na próxima terça-feira (19) é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Hepatite. Uma doença silenciosa, que afeta uma em cada 12 pessoas no mundo,que na maioria das vezes está infectada e não sabe. Neste dia, a Coordenação do Programa DST/Aids da secretaria de Saúde realiza atividades no Centro de Saúde Dr.Jorge Caldas explicando como se prevenir da doença.

A campanha contará com distribuição de folder informativo, preservativos e realização de exames de HIV,VDRL, e Hepatite. O objetivo é orientar e alertar a população sobre o problema, pois a maioria das pessoas só descobre que contraiu o vírus quando a doença atinge um estágio avançado e surgem os primeiros sintomas, o que pode acontecer décadas após a infecção.

A prevenção é muito importante para detectar os milhões de infectados existentes e evitar que a doença evolua. Dados mostram que cerca de 10% dos acasos de hepatite B se transformam na forma crônica. Desses, cerca de 50% têm vírus replicante, e podem evoluir para cirrose hepática ou câncer de fígado em até cinco anos. A boa notícia é que já existe vacina eficaz contra a doença.

Já os casos de hepatite C podem evoluir para forma crônica em até 80% dos casos, sendo que até 25% são candidatos a receber tratamento médico para evitar que doença evolua para cirrose hepática ou câncer do fígado. A evolução da doença pode demorar de 20 a 30 anos e não têm vacina.

Como é transmitido?

A transmissão das hepatites B e C é feita por meio de relações sexuais sem proteção. As demais formas da doença são transmitidas por meio do uso de objetos perfuro-cortantes (como agulhas e seringas), amamentação feita pela mãe contaminada, transfusão de sangue e contato com alimentos contaminados, como frutas e verduras mal lavadas ou mal cozidas.

Sintomas

A pessoa infectada pela doença raramente apresenta sintomas, os quais são inespecíficos, como o cansaço. O hemograma não diagnostica a hepatite C. É necessária a realização do teste chamado ANTI-HCV. Qualquer pessoa pode realizar os testes. É feito a coleta de sangue e não precisa estar de jejum. O Centro de Saúde Dr.Jorge Caldas fica na Praça Washington Luiz, s/n Centro.