Saúde realiza mutirão contra à dengue no bairro Malvinas

03/12/2009 13:52:09 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Ação aconteceu durante toda esta quinta-feira (3)

A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) realizou, durante toda esta quinta-feira (3), mais um mutirão de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação aconteceu no bairro Malvinas e foi executada pelos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e pela equipe da coordenação de Saúde Coletiva.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, lembrou que o controle da dengue se faz através do combate às larvas do mosquito e isto só pode ser alcançado pela sensibilização da população que deve reduzir ao máximo os criadouros.

Cerca de dez agentes fizeram visitas nas residências. O mutirão teve por objetivo envolver a população nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e minimizar o avanço da doença.

Os agentes começaram as ações na Nova Malvina solicitando aos moradores para que façam a limpeza de seus quintais ou lotes vagos, retirando materiais que possam acumular água parada, ambiente propício para que as larvas do mosquito se desenvolvam. “Poucos minutos de ação no bairro, achamos um foco do mosquito transmissor da dengue em uma residência”, afirmou a agente do CCZ, Norma Sueli.

Enquanto isso, a equipe de enfermagem esteve presente nas casas e nas praças do bairro, fazendo a distribuição do medicamento homeopático contra a dengue. “O medicamento que pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, está disponível nas unidades de saúde do município”, comentou a gerente do Programa de Homeopatia Prática Integrativa, Maria Luiza Azevedo.