Saúde realiza Mutirão contra a Dengue no Parque Aeroporto

16/06/2010 17:32:57 - Jornalista: Elios Regina Nuffer

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está dando atenção prioritária aos bairros que registraram índice acima de 1% de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Uma dessas áreas é o Parque Aeroporto que durante três dias – desta quarta-feira (16) até sexta-feira (18) – estará recebendo o trabalho de conscientização e tratamento de casa em casa.

A ação faz parte do Mutirão contra a Dengue que disponibilizou 30 homens do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que atuam nas visitas domiciliares em todo o bairro. O trabalho no local terá o reforço de equipes da Defesa Civil Municipal e do Programa de Homeopatia a partir desta quinta-feira (17).

O supervisor geral do CCZ, Eric Souza, diz que além da aplicação de larvicidas nas residências onde encontram o foco do mosquito, os agentes também estão distribuindo folhetos aos moradores e a quem passa pelo bairro a fim de conscientizar as pessoas da importância de se prevenir contra a dengue, doença que pode levar à morte.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, informa que os casos confirmados de dengue continuam diminuindo no município, mas a participação de toda a sociedade na prevenção da doença não pode parar, já que os cuidados começam dentro de casa.

Ela lembra que, entre as ações implementadas, a Saúde também atua com o carro fumacê, que passa em vários bairros pela manhã e à tarde, e agentes do Programa Saúde da Família (PSF) auxiliam os agentes de endemias nas áreas atendidas pelo programa, facilitando o acesso às residências.

Laila Nunes explica que o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), programa informatizado desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que aponta a porcentagem de risco da dengue com base no número de imóveis visitados pelas equipes de controle de zoonoses no país, atesta que os números baixaram de 9 e 12 para uma média de um e dois em Macaé, o que significa baixo risco da dengue no município.

- É tudo resultado das ações que desenvolvemos e não podemos parar. Para isto, continuamos contando com o fundamental apoio da população, reforça a coordenadora da Saúde Coletiva.

Segundo ainda ela, de acordo com o resultado do Lira, a prefeitura está refazendo o mutirão nos seguintes bairros, além do Parque Aeroporto: Miramar, nas próximas terça-feira (22) e quarta-feira (23); e Centro, no próximo dia 30 e também em 1º e 2 de julho. O trabalho vai continuar em julho no Nova Esperança, nos dias 6, 7 e 8; Barra de Macaé, em 13 e 14; e no Novo Cavaleiros, em 20 e 21.

A Força Tarefa contra a dengue envolve ainda o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que disponibiliza caminhão que faz a coleta de pneus usados encontrados nos quintais das casas e em vias públicas e que servem de depósito para o mosquito da dengue.

A Subsecretaria de Comunicação Social, vinculada à Secretaria de Governo, atua na divulgação do trabalho e na confecção das peças publicitárias por meio do Departamento de Marketing, com carros de som que circulam nas comunidades informando sobre as ações contra a doença e todo o material impresso, como folheto, painel e adesivo, bem como a mídia impressa e eletrônica que levam informação a grande número de pessoas de uma só vez.

A Força Tarefa também conta com o trabalho da Vigilância Epidemiológica, Divisão Educação e Programas em Saúde, das secretarias de Educação (Semed), Serviços Públicos (Semusp), Mobilidade Urbana, Guarda Municipal e outros órgãos municipais. Eles se reúnem a cada 15 dias. A próxima reunião será realizada no dia 5 de julho, no auditório do Conselho Municipal de Saúde, quando o grupo fará avaliação do trabalho feito até agora e definirá novas datas e locais para o Mutirão contra a Dengue.

Mais trabalho – A Semed realizou o “Dia D – EducAção contra a Dengue” no dia 25 de maio último, no Horto Municipal. Os pontos que mais marcaram o evento foram a confecção da Mosquiteca com garrafas de plástico e o preparo de repelente caseiro natural.

Quem tiver dúvida ou informação para a eliminação dos focos do mosquito da dengue, além do 199, da Defesa Civil, também pode entrar em contato com o CCZ pelos telefones (22) 2762.0175 e 2772.6461.

Sintomas da dengue

Febre alta ou baixa
Dor de cabeça
Dor atrás dos olhos
Manchas vermelhas no corpo
Dor nos ossos e articulações

Nesses casos, procure a unidade de saúde mais próxima. Mantenha-se em repouso, beba muito líquido, inclusive soro caseiro, e só use medicamentos prescritos pelo médico.

O mosquito

O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Ele costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, dentro ou fora de casa. A fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez e o mosquito vive em média 30 dias.

Os ovos não são postos na água e sim, milímetros acima de sua superfície, em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d`água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água, limpa ou suja. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem ao mosquito adulto. A temperatura ideal para o desenvolvimento da larva é entre 25 e 30ºC, típica de clima tropical, quente e úmido.

Previna-se

- Não basta secar os reservatórios de água parada para impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É necessário lavar o depósito com água e sabão.
- Mantenha a caixa d´água fechada
- Lave com bucha e sabão tonéis ou depósitos de água. Feche-os com tampa própria ou com tela
- Guarde garrafas e baldes de cabeça para baixo
- Não acumule pneus
- Lave bem o suporte de garrafão de água mineral na hora da troca
- Verifique se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se não estiver usando-os, deixe-os fechados
- Feche bem sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada
- Evite acumular lixo e entulho
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
- Se você protege o muro com cacos de vidro, coloque areia naqueles que podem acumular água
- Coloque areia também nos pratinhos dos vasos de plantas ou xaxins
- Deixe a tampa de vasos sanitários sempre fechados
- Retire a água e lave com sabão a bandeja externa da geladeira
- Lave a vasilha de água de seus animais pelo menos uma vez por semana, com bucha, sabão e água corrente
- Jogue no lixo todos os objetos que acumulam água.