Saúde realiza mutirão contra dengue

02/12/2009 15:26:18 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

Ação contará com 10 agentes de endemias que irão realizar visitas domiciliares

Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Macaé realiza nesta quinta-feira (3) o mutirão de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, na localidade Nova Malvinas. A ação contará com 10 agentes de endemias que irão realizar visitas domiciliares para tratamento e verificação de possíveis focos do mosquito.

Os moradores também serão orientados pela equipe para evitar depósitos que acumulam água nos quintais. “O mosquito gosta de água parada e limpa”, lembra o secretário de Saúde Eduardo Cardoso. Outro trabalho que será realizado é a colocação de capas nas caixas d’ água e depósitos de armazenamento de água. A colocação das telas nas caixas d’água é um procedimento previsto no plano de ação contra a dengue do município.

De acordo com o secretário, além de mobilizar toda a comunidade para a conscientização, uma das melhores maneiras de combater a dengue é evitar que o mosquito nasça. “O combate a dengue não é um trabalho só de agentes, mas é uma parceira real com a comunidade”, afirma, lembrando que o trabalho de orientação é permanente, pois não basta lembrar que o problema existe apenas no início do ano.

Além do trabalho de combate a dengue, o CCZ também vem intensificando as ações de controle do culex (pernilongo) em alguns pontos da cidade. De acordo com o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, os serviços estão sendo concentrados neste momento nos bairros Aeroporto, Ajuda de Baixo, Centro, Cajueiros, Imbetiba e Morro de São Jorge.

Homeopatia - O medicamento homeopático está disponível no calçadão da Avenida Rui Barbosa. O medicamento pode ser utilizado por pessoas de todas as idades inclusive gestantes, com especial recomendação para quem tem histórico anterior de dengue, para crianças e idosos.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, acrescenta que a finalidade da campanha é aplicar as doses homeopáticas para fortalecer o organismo minimizando os sintomas da dengue. “Lembramos que a dose homeopática não é uma vacina e sim um auxiliar nas ações de combate a dengue”, ressaltou.