Secretaria de Cultura abre inscrições para curso de Escultura

04/06/2009 15:23:07 - Jornalista: Eloísa Seady

Depois de ter anunciado vários cursos técnicos profissionalizantes, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) vem expandindo cada dia mais as suas opções para a comunidade. Desta vez é o curso de Escultura, que vem preencher uma lacuna na escola, atendendo a um antigo anseio dos alunos.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na escola que fica no Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa 780, terceiro piso. De acordo com o professor de Escultura, Flávio Augusto, o curso acontece todas as segundas-feiras, de 9h às 18h, tendo uma carga horária de uma hora semanal e duração de um ano. “Não fazemos seleção, basta ter acima de 8 anos de idade e ter força vontade e interesse”, comentou.

Ele acrescenta ainda que o objetivo do curso é formar mão-de-obra especializada para atender a demanda do mercado de Macaé, já que esta carência é comprovada quando as escolas de samba, as montagens de teatro, entre outros trabalhos, são obrigados a contratar pessoal de fora para executar os trabalhos.

Flávio explica que a princípio o curso é de argila e gesso, mas tarde ele se estenderá para a parte de forma, de silicone e de peças de resina. Outra técnica muito procurada, segundo o professor é a de Escultura Cenográfica,, que é mais voltada para teatro, TV, cinema e carnaval. “Em breve vamos implantando cada etapa de acordo com a demanda diagnosticada”, declara Flávio.

Para a secretária de Cultura, Sheila Polly, o importante é proporcionar o maior número de cursos possíveis a comunidade, pois além de possibilitar uma qualificação local, aumenta a auto estima e facilita a entrada no mercado de trabalho.

- Resgatar o valor da cidadania proporcionando uma melhor qualidade de vida é um dos objetivos da nossa gestão. Um povo que não tem acervo de conhecimentos, arte e memória, não tem referências que lhe permitam projetar-se para o futuro, finaliza Sheila.