Secretaria de Educação comemora sucesso do Projeto Conhecendo a Cidade Universitária

15/05/2009 17:46:58 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Luiz Bispo

Cidade Universitária já oferece 12 cursos de graduação

A secretária de Educação e vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, comemorou o resultado positivo obtido pelo projeto “Conhecendo a Cidade Universitária” realizado na última quinta-feira (14) e que reuniu cerca de dois mil. Criado pela secretaria de Educação, através da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), o programa é uma das iniciativas do município que tem como objetivo levar à comunidade o acesso ao ensino superior através de integração entre universitários e a comunidade.

O programa de extensão universitária possui ainda os seguintes projetos: Programa de Auxílio Estudantil da Cidade Universitária, Projeto de Inclusão Digital, Projeto de Inclusão Digital Sênior, Projeto A Universidade, a Escola e a Comunidade: a educação como espaço de diálogos entre culturas, Projeto Incubadora de Cooperativas UFRJ/FUNEMAC, Projeto Construir para crescer FAFIMA/FUNEMAC. “Levamos os universitários até a comunidade e trazemos a população para dentro da universidade por meio desses projetos”, destacou Marilena Garcia.

O “Conhecendo a Cidade Universitária” teve como iniciativa passar para os alunos, informações sobre os cursos e serviços oferecidos gratuitamente pela prefeitura. Coordenadores, alunos e professores apresentaram todos os cursos de graduação e seu processo de seleção para os alunos que estão cursando o segundo e terceiro ano do nível médio em Macaé. Atualmente são 12 cursos existentes, divididos entre as universidades UFRJ e UFF além da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Os alunos que participaram aprovaram o projeto. Michele Ribeiro Fernandes, que cursa o último ano do ensino médio, disse que gostaria que o programa pudesse ser levado também às escolas. “Achei muito bom, porque tinha muita coisa que eu não sabia sobre os cursos e agora estou decidida pelo curso que pretendo fazer, acho que o projeto poderia visitar as escolas também” disse a estudante que prestará vestibular para o curso de Medicina”.

A FeMASS possui os cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. A UFF oferece Direito, Administração e Ciências Contábeis. E a UFRJ, os cursos de Medicina, Química, Farmácia, Nutrição, Ciências Biológicas e Enfermagem.

Para professores e coordenadores dos cursos o encontro serviu para levar aos alunos mais uma opção ao futuro universitário macaense. “Queremos que os jovens saibam que o município oferece a opção de permanecerem aqui, cursando graduações de excelente nível de ensino”, explicou a coordenadora do Centro de Extensão (CENTREXS), Ruth Escudero. Criada em 2007, na primeira gestão do Prefeito Riverton Mussi, a Cidade Universitária foi implantada por meio de um convênio firmado entre as universidades e a prefeitura.