Secretaria de Educação de Macaé une secretários da região para a Conferência

25/05/2009 10:50:50 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

Equipe se reuniu para discutir detalhes da Conferência

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, se reuniu na última sexta-feira (22), na Cidade Universitária, com secretários de Educação Maria Lina Paixão Fontes Coutinho (Rio das Ostras), Arnaldo Mattoso (Quissamã), e Rogélia Rozendo (Carapebus), para elaborar a realização da Conferência Intermunicipal de Educação que será realizada, em Macaé, nos dias 03 e 04 de julho.

A coordenadora estadual da comissão organizadora, professora Guilhermina Rocha, apresentou a composição da organização da conferência, seus eixos temáticos e a logística do evento. Ao final do encontro foi criada uma comissão formada pelos secretários dos municípios participantes (Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Casemiro de Abreu e Macaé) que ficará encarregada de apresentar, na quarta-feira (27), um levantamento das necessidades referentes ao evento.

A secretária Marilena Garcia, que também é a presidente da conferência, abriu a reunião reafirmando a necessidade de um pacto entre os municípios pela Educação. Ela ressaltou os impactos que a região sofreu nas últimas décadas e apontou a Educação como principal base para a promoção da mudança que os municípios necessitam. “Diante do quadro de violência que a nossa região passou a ocupar, temos que unir nossos esforços, enquanto educadores, para que possamos reconstruir de forma sólida a rede de ensino”, declarou a vice-prefeita.

Marilena Garcia destacou a satisfação de participar do processo democrático que é a I Conferência Municipal de Educação e sua edição Intermunicipal. Para ela a conferência será o início de um trabalho continuado para a promoção da melhoria da qualidade do ensino no município e na região. “Essa é apenas uma das ações que iremos buscar para o fortalecimento da Educação de nossa região. Nosso objetivo é fomentar o debate continuado sobre as novas ações que aumente a qualidade do ensino público”.

A união dos municípios consiste em estabelecer políticas públicas de Educação. Para tanto, cada município promoverá antes da Conferência Intermunicipal, uma Conferência Municipal. Em Macaé, a I Conferência Municipal de Educação vai ser nos dias 19 e 20 de junho. O tema central das conferências será: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”.

A análise desse tema será feita por meio de seis eixos temáticos: papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação nacional; qualidade da Educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais da Educação; financiamento da Educação e controle social; justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

A Conferência Municipal e Intermunicipal de Educação é uma das etapas da Conferência Nacional de Educação (Conae) que acontecerá, em Brasília, nos dias 23 a 27 de abril de 2010. O objetivo é apontar diretrizes para um novo Plano Nacional da Educação (o atual vigora até 2010) que levem em conta o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007.