Secretaria de Educação garante vaga a todas as crianças em idade escolar obrigatória

15/03/2011 16:34:44 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Arquivo Secom

A Secretaria de Educação de Macaé reabriu nesta terça-feira (15), em sua sede na Rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro, a pré-matrícula nas escolas da Rede Municipal de Ensino para as idades obrigatórias de escolaridade: de quatro a 17anos para alunos que chegaram ao município após as três etapas de pré-matrícula. Ela prosseguirá até o final do ano letivo, sendo garantidas a pré-matrícula nas unidades escolares com vagas remanescentes para todos os interessados. O atendimento na secretaria acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Este ano, a Secretaria ampliou a oferta de vagas não obrigatórias, na faixa etária de dois a três anos, por isso ainda restam algumas vagas em escolas do centro. Esta é a quarta etapa de pré-matrícula. As três primeiras aconteceram através da internet, pelo portal da prefeitura; na Ouvidoria da Secretaria de Educação, em sua sede, ou ainda nas Lan Houses Públicas. Além dessas etapas, de 4 a 14 de março foi aberto na Secretaria um período exclusivo para os interessados em remanejamento entre as escolas da rede.

- Todos em idade escolar obrigatória têm sua vaga garantida. Mas também crianças de dois e três anos ainda podem conseguir vagas em creches do centro da cidade, porque ampliamos o número desse tipo de vaga neste ano, apesar dessa oferta não ser obrigatória para o município, explicou o secretário de Educação Guto Garcia.

A coordenadora da Supervisão de Ensino, Bianca Kersbaumer Knupp, ressalta que as vagas serão oferecidas durante todo o ano letivo. Ela informa que para a pré-matrícula em escolas de Educação Infantil basta a apresentação de certidão de nascimento. Para o Ensino Fundamental, além do documento de identidade, é necessário o protocolo que informa a série do estudante. Também estão sendo atendidos aqueles que solicitam remanejamento de vaga entre escolas da rede.

Bianca pontua que há três anos o percentual do aumento de alunos vem gradativamente diminuindo, o que propicia uma previsão mais eficiente do crescimento da rede municipal de ensino. Neste ano, esse índice voltou a subir devido à ampliação da oferta de vagas nas idades não obrigatórias.

A moradora do bairro Novo Botafogo, Cristina da Silva, que buscava vaga para a filha de três anos, ainda conseguiu fazer a pré-matrícula da menina na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos, no mesmo bairro. “Acho importante que ela possa conviver com outras crianças e fiquei muito satisfeita por ter conseguido a vaga”, disse.

Pré-matrícula – A primeira etapa da pré-matrícula aconteceu em dezembro, apenas para as idades obrigatórias, de quatro anos de idade a dezessete, e também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em janeiro, foi aberta a segunda etapa, com o oferecimento das vagas restantes da primeira, além de vagas para a faixa etária de dois e três anos, não obrigatória.

Em fevereiro, percebendo que ainda havia grande procura, reforçada pela chegada de pessoas a Macaé, especialmente após as fortes chuvas de janeiro na região serrana fluminense, foi aberta a terceira etapa, que se encerrou às 24h do dia 4 de fevereiro. A partir desse período, o atendimento passou a ser feito na Secretaria, que perdurou até o dia 28 de fevereiro, quando houve uma paralisação temporária para o lançamento dos dados de remanejamento de vagas entre escolas da rede.

No dia 4 de março, foi iniciado o período exclusivo para pré-matrículas referentes aos processos de remanejamento e na terça-feira (15), a pré-matrícula na Semed foi reaberta e se estenderá até o final do ano.