Secretaria de Educação premiará professores com boas práticas ao livro didático

25/08/2009 11:11:26 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

Professores participam do Curso Técnico dos Programas do Livro Didático

As boas práticas que professores da rede municipal de ensino estão realizando com os livros didáticos nas escolas levou a secretaria de Educação de Macaé a premiar aqueles que estão se destacando por meio do Programa Nacional do Livro Didático. Para isso, a coordenação do “Curso Técnico dos Programas do Livro Didático” da rede preparou o projeto “Interfaces do Professor” que tem como objetivo de promover campanha de conscientização nas escolas municipais para utilização, conservação e devolução do Livro Didático, visando o “Cuidar”.

O projeto pretende incentivar a participação do professor viabilizando através do “Espaço Professor” a multiplicação das Boas Práticas, objetivando homenagear e valorizar o profissional que trabalha nas escolas do município com empenho e dedicação. As atividades serão desenvolvidas através da parceria dos professores com todos os alunos e funcionários das escolas, nas salas de aula podendo também ocorrer em salas de leitura numa perspectiva coletiva, com a participação dos pais e a comunidade.

Serão realizadas palestras, rodas de conversas em sala de aula, confecção textual, concurso literário, frases e slogans, dramatizações, jogral, musicas entre outros. Todas as etapas do projeto serão sistematizadas, acompanhadas e avaliadas pelo núcleo gestor, pelos professores, pelos segmentos de alunos, pais e comunidade, tendo como objetivo redimensionar as atividades quando necessários, de forma a permitir que as metas sejam alcançadas, contribuindo para o controle social necessário às ações desenvolvidas por instituições públicas.

De acordo com as coordenadoras do projeto “Interfaces do Professor” é mais uma iniciativa dentro do programa do Livro Didático que tem obtido resultados positivos nas escolas do município. “Estamos conseguindo sensibilizar toda comunidade para que perceba o valor do Livro Didático como um patrimônio coletivo”, disse Roze Mary Tomaz, uma das dinamizadoras do projeto, juntamente com as educadoras Ana Cristina e Márcia Valéria Mendonça Freitas.

Elas ainda afirmaram que as ações implantadas nas escolas estão proporcionando a melhoria na utilização consciente do livro e sua correta devolução. “O programa assegura a todos os alunos o acesso ao livro, contribuindo como relevante mediador para o desenvolvimento de sua aprendizagem e formação necessárias à construção da cidadania”, acrescentou Márcia Valéria.

“A valorização e conservação do patrimônio público é também uma das metas desse projeto. “E buscamos a prática educacional voltada para a compreensão da realidade social, dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva”, concluiu Ana Cristina.

A secretária de Educação e vice prefeita Marilena Garcia disse que a valorização do professor seja por meio da capacitação em projetos que visem a criatividade do educador melhoria de seu espaço de trabalho. “Essas ações servem de reconhecimento e estímulo para que outros educadores busquem o aprimoramento de seu ambiente escolar, levando a construção e ampliação da democracia na rede de ensino”, justificou.