Secretaria de Fazenda implementa fiscalização on line

09/02/2009 17:33:39 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Robson Maia

O secretário Cassius entrega ao coordenador de Tributos uma das máquinas

Pioneira na região na implantação da Nota Fiscal eletrônica, a prefeitura de Macaé deu mais um passo na modernização de seu sistema de arrecadação e fiscalização tributária. Os 49 fiscais de tributos começam a trabalhar esta semana com laptops, agilizando assim todo o processo de fiscalização das empresas. Nesta segunda-feira (9), o secretário de Fazenda, Cassius Ferraz Tavares, entregou à equipe de fiscalização as primeiras 35 máquinas.

- O uso dos laptops pelos fiscais vai agilizar muito o trabalho, tanto para a prefeitura quanto para as próprias empresas, que vão poder, por exemplo, entregar documentos na hora da fiscalização. Com esta nova ação, estamos avançando mais um pouco na modernização da prefeitura, seguindo a determinação do prefeito Riverton Mussi, disse o secretário.

A nova ação faz parte da modernização do sistema de gerenciamento da arrecadação e controle da prefeitura, oferecendo uma fiscalização mais ágil e mais dinâmica. Os fiscais vão poder conferir e anotar on line todos os dados das empresas instaladas no município relativos a tributos como IPTU, ISS e Alvará.

O coordenador de Tributos da secretaria, Dewey de Figueiredo Almeida, ressaltou que o uso dos laptops vai dar mais agilidade ao trabalho. “Se antes a equipe poderia levar até 10 dias para fiscalizar uma empresa, agora este prazo poderá ser reduzido por no máximo três dias, já que a entrega de documentos poderá ser processada durante a fiscalização. As máquinas estão on line com o sistema da secretaria”, comentou o coordenador.