Secretaria de Mobilidade Urbana apresenta o Metrô Macaé para alunos da Estácio de Sá

26/05/2010 19:47:56 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Cerca de 170 alunos de diversos cursos de graduação da Universidade Estácio de Sá lotaram o auditório da instituição, na noite desta terça-feira (25), para assistir palestra sobre o Metrô Macaé. O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, falou sobre o projeto de governo que complementará o Sistema Integrado de Transporte (SIT), assunto que gerou grande interesse entre os presentes. O público reuniu, além de alunos dos mais diversos cursos, professores e equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Com mais de 100 mil usuários por dia, o sistema de transporte público de Macaé encontra uma realidade de ruas completamente saturadas, gerando reclamações da população, principalmente sobre a dificuldade para sair de bairros mais distantes, nos extremos da cidade. Dessa forma, buscando melhorias para a mobilidade da população macaense e visitantes da cidade, a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, lançou o projeto de implantação de transporte coletivo por trem de superfície, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com aproveitamento do leito da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que passa pela cidade.

Durante a palestra, o secretário falou sobre a importância da necessidade de viabilização desse projeto e mostrou aos presentes como será o funcionamento, contou um pouco da história dos trens e falou ainda do investimento que foi feito, cerca de R$ 25 milhões para a aquisição dos VLTs. Os alunos demonstraram bastante interesse e expressaram suas opiniões ao longo da palestra, com questionamentos sobre tudo que estava sendo falado e outros assuntos da área de Mobilidade Urbana.

A palestra realizada na Estácio de Sá faz parte de um circuito de encontros que a Secretaria de Mobilidade Urbana está promovendo. Esse circuito tem como objetivo realizar apresentações em outros centros acadêmicos e escolas, já estando programada palestra no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), nesta quarta-feira (26) e no Senai/Macaé, em junho.