Secretaria de Saúde inicia campanha de prevenção à hanseníase

24/09/2009 16:58:04 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Campanha foi realizada no PSF da Malvinas

Teve início nesta quinta-feira (24) a Campanha de Prevenção à Hanseníase, promovida pela Secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde. Uma equipe de médicos, enfermeiros e acadêmicos esteve na unidade do Programa Saúde da Família do bairro Malvinas.

O gerente do Programa Municipal de Dermatologia Sanitária, o médico Cláudio Fonseca Guimarães, lembrou que a campanha tem como foco principal o diagnóstico precoce da doença, assim como início do tratamento.

Cláudio acrescentou que a escolha do bairro Malvinas para início da campanha foi devido ao resultado do levantamento onde aponta o bairro como o que apresentou o maior número de casos nos últimos 10 anos em Macaé. “O diagnóstico precoce é importante para evitar que a doença possa atingir outras pessoas”, disse.

Visando a melhoria e ampliação do atendimento, a Secretaria descentralizou o atendimento para diagnóstico e tratamento da hanseníase. Os profissionais do PSF foram capacitados e estão aptos para realizar todas as ações necessárias.

Dados apontam o Brasil como o segundo país no mundo em número de casos da doença. De acordo com Cláudio, no estado do Rio de Janeiro Macaé é considerado um município de baixo risco, com menos de 5% de pessoas com a doença. “Nosso trabalho na área de prevenção tem como objetivo fazer com que este índice seja ainda menor e em pouco tempo a hanseníase seja erradicada”, afirmou.

O médico lembrou ainda que a colaboração dos pacientes é fundamental para o êxito no tratamento e erradicação da doença, pois assim que é iniciado o uso do medicamento a pessoa já não transmite mais a doença. “O tratamento tem que ser levado a sério, não deve ser interrompido, pois a bactéria se torna resistente ao medicamento”.

Além dos profissionais da rede municipal, o primeiro dia campanha contou com a presença de médicos e acadêmicos do Rio de Janeiro.

Outro trabalho importante realizado pela equipe do programa municipal na área de prevenção é o de orientação e informação. A enfermeira Rosana Pereira realizou palestras para os professores da Escola Municipal Eraldo Mussi, para que se tornem multiplicadores de informações para os pais e responsáveis.

Hanseníase - Existem duas formas da doença , sendo que uma delas pode causar sequelas que diminuem a qualidade de vida do paciente. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento.

A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirro. A principal fonte de transmissão é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Alguns sinais da doença são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.