Secretaria de Saúde orienta donos de hotéis sobre gripe suína

09/06/2009 16:09:56 - Jornalista: Ana Amélia Azevedo - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Reunião aconteceu nesta terça

Macaé se prepara para receber turistas de todo o mundo durante a Feira Brasil Offshore 2009, que terá início na próxima terça (16). Com objetivo de otimizar as ações dos profissionais de saúde, foi realizado nesta terça-feira (9) pela manhã na Associação Médica treinamento, direcionado para os donos e responsáveis de hotéis e pousadas da cidade, orientando sobre o vírus Influenza A H1N1, causador da gripe suína.

O principal objetivo do treinamento é orientar sobre a diferença da gripe comum do vírus H1N1. O coordenador de Vigilância Sanitária, Leandro Luz Silva Costa, orienta que os responsáveis pelos hotéis em casos de suspeita forneça uma máscara descartável ao hóspede e encaminhe para o quarto até a chegada da equipe de saúde.

Para esses casos foi disponibilizado o Disque Gripe Suína – os números são 2765-2958 , 2762-3260 e 2762-4510 - que funcionará 24h. “É importante que todos saibam que Macaé esta estruturada para receber esses turistas, e em caso de alguma suspeita todos saibam como proceder”, diz o coordenador.
Durante a palestra o infectologista André Faria ressaltou os cuidados que devem ser tomados como, ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel, evitar locais com aglomeração de pessoas, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e lavar as mãos freqüentemente.

Os principais sintomas da nova gripe são febre superior a 38 graus, dor de cabeça, tosse e dores musculares, para pessoas que estiveram em local de risco ou contato direto com pessoa suspeita em até 10 dias, que é o prazo para aparecerem os sintomas. O tratamento tem duração de cinco dias.
Leni da Silva, responsável pela Pousada Colonial, disse que a iniciativa é muito válida e gostou muita de todas as informações. “Acabei de chegar do Canadá e lá não tive essas informações”, comentou.

Para maiores informações sobre o vírus a população pode acessar o site do Ministério da Saúde www.saude.gov.br, e da Anvisa www.anvisa.gov.br que disponibiliza todas as informações sobre a doença transmitida pelo vírus Influenza A H1N1. Esta semana, a prefeitura realizou simulado de treinamento de emergência de casos da gripe na cidade.