Secretaria de Saúde presente no Carnaval 2011

03/03/2011 14:48:15 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Nesta quinta-feira (3) o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, se reuniu com os diretores das unidades de emergência

Contagem regressiva para o Carnaval de Macaé, que este ano estará mais uma vez na lista dos melhores da região, a secretaria de Saúde já preparou um esquema especial para atender aos foliões. Nesta quinta-feira (3) o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, se reuniu com os diretores das unidades de emergência para acertar os últimos detalhes para o atendimento dos moradores e turistas.

Durante a reunião, o secretário reforçou o pedido de empenho dos profissionais durante os oito dias de festa. “Normalmente os foliões ficam muito eufóricos, entram no clima das brincadeiras, se excedem na bebida, então é preciso estar sempre em alerta”, frisou Eduardo.

Ele lembra que além de ações pontuais com atendimento de emergência, a secretaria conta com equipes atuando na área de prevenção, orientando a população sobre doenças sexualmente transmissíveis, Aids, dengue e uso abusivo de álcool. “A secretaria de Saúde organizou todas as atividades para este carnaval com a intenção de orientar e prevenir com ações voltadas para a educação de todos os munícipes”, falou.

Com uma super-estrutura com ambulâncias simples e UTIs, postos de saúde móveis e equipe médica reforçada em vários pontos da cidade,a população conta ainda com todo estrutura da Unidade de Pronto Atendimento da Barra (UPA), o Hospital Público Municipal (HPM) e o Hospital da Serra.

Estrutura – Segundo a gerente de Assistência em Saúde, Márcia Amaral, devido a extensão do período de Carnaval na cidade, foi necessário o aumento no contingente de pessoal e algumas modificações técnicas na área dos desfiles.

Nesta primeira semana de Carnaval, que acontece entre os dias cinco, seis, sete e oito, serão realizados shows variados e desfile de blocos de rua, a secretaria de Saúde estará presente nas praias dos Cavaleiros, Imbetiba, Praia do Aeroporto (Bar do coco) e Lagomar, e também na Praça do Aeroporto, no bairro Aroeira e nos distritos da região serrana, Frade e Glicério.

Nas praias dos Cavaleiros e Imbetiba estão sendo construídos postos móveis com dois leitos cada, também haverá reforço com ambulâncias e equipe completa composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, maqueiros, motoristas e auxiliares de serviços gerais.

Já na praia do Aeroporto, onde está sendo esperado um público maior, o posto contará com seis leitos, duas ambulâncias sendo uma UTI e três médicos. Na praia do Lagomar serão disponibilizadas duas ambulâncias, uma simples e outra equipada com suporte avançado (UTI) com equipe médica completa. Nos bairros Aroeira e Aeroporto haverá ambulância de plantão durante os shows.

Na região serrana, nos distritos do Frade e Glicério além do suporte com ambulâncias simples e UTIs, os postos de saúde irão funcionar 24h. As unidades de outros distritos como o Sana, contarão com equipe de enfermagem ampliada.

Desfile – Para os desfiles na Avenida do Samba, que serão entre os dias 16 a 19 de março, a secretaria de Saúde montará uma super-estrutura. Segundo Márcia, a equipe seguiu toda legislação específica da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

- Toda estrutura de atendimento passou pela supervisão do Grupamento de Socorro de Emergência do Rio de Janeiro (GSE) e Defesa Civil Municipal-, ressaltou.

Na Avenida do Samba, a secretaria de Saúde, disponibilizará três postos de saúde com 28 metros quadrados cada. Serão seis ambulâncias, sendo uma ambulância UTI para cada posto, equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, maqueiros, motoristas e auxiliares de serviços gerais.