Secretaria de Saúde promove ações permanentes de combate à dengue

14/01/2010 14:54:03 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Controle do mosquito está sendo intensificado nos bairros

A Secretaria de Saúde de Macaé continua com o trabalho intenso de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Estão sendo intensificadas as ações de controle do vetor em diversos bairros, como também a capacitação técnica dos profissionais, baseados no plano de contingência para controle da dengue.

O diretor técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rogério Lemos, explica que o centro realiza o controle do aedes aegypti, segundo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Entre as ações desenvolvidas estão a eliminação mecânica de criadouros, utilização de larvicida biológico, tratamento de bueiros com máquina pulverizadora, tratamento intradomiciliar de casos positivos com utilização de equipamento aerosystem, ações educativas, determinação do índice de infestação do vetor e vistoria de pontos estratégicos como cemitérios, empresas, borracharias.

Outro trabalho de combate à dengue executado pela Secretaria de Saúde através da Coordenação de Saúde Coletiva, está uso da homeopatia para auxiliar no controle da doença. O complexo homeopático para dengue, distribuído de forma gratuita para toda população, busca atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e a diminuição dos riscos das complicações hemorrágicas.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, ressalta que vem sendo feito também o trabalho de busca ativa, através da conscientização dos profissionais de saúde e da população sobre a importância da notificação. “Desta forma conseguiremos identificar com mais fidelidade os casos da doença e realizar imediatamente o trabalho de bloqueio”, disse, alertando que a população dever manter todo o cuidado para não deixar água parada em qualquer recipiente.

Ações – Para combater o mosquito aedes aegypti, o CCZ vem desenvolvendo várias ações em parceria com a Equipe de Educação em Saúde, o Programa de Práticas Integrativas e o Programa Saúde da Família (PSF). A equipe de agentes de endemias realiza visitas domiciliares, fazendo a identificação e a eliminação dos criadouros e das larvas com a utilização de larvicida biológico.

O centro dispõe de um exército de 132 agentes de endemia, carro UBV (fumacê), máquina profog, equipamentos de aerosystem (pulverização domiciliar) e máquina pulverizadora de bueiros. Além disso, a população conta com o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175, para solicitações, denúncias ou outras informações.

Dengue – É uma doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti que se reproduz em água limpa e parada. Os sintomas da dengue são dor de cabeça, nos músculos, nas juntas e nos olhos, febre alta, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.

Nunca deixe água parada em garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copinhos, tampinhas, cascas de ovos. Também não se deve deixar de tampar caixas d`água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.