Secretaria do Idoso realiza III Concurso de Poesia para a Terceira Idade

22/09/2010 17:08:19 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Morador no bairro Imbetiba, Luiz Pelinca Braga, 79 anos, era um dos mais animados no III Concurso Municipal de Poesia para a Terceira Idade, realizado nesta quarta-feira (22), no auditório do Paço Municipal (sede da prefeitura), no Centro da cidade. O evento foi promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Idoso, com apoio do Conselho do Idoso.

Os participantes tinham mais de 60 anos e os vencedores foram premiados com a medalha “Poesia para Terceira Idade” e o primeiro lugar ganhou também um troféu.

- É importante este evento porque os idosos passam para o papel seus sentimentos, mostrando o lado criativo, que é dom de Deus, e ainda é um momento de socialização com os colegas, disse a secretária da pasta, Cátia Crespo.

Antes do recital das poesias, a advogada da Secretaria do Idoso, Lídia Marcet, ministrou palestra para os idosos sobre “Solidariedade e Idoso”, abordando os direitos deles com base no Estatuto do Idoso e enfatizando a questão do transporte.

- Nossa equipe multidisciplinar está presente para tirar todas as dúvidas sobre os direitos dos idosos, informou Lídia, na abertura da palestra, apresentada com exibição de slides.

Esta terceira edição do concurso faz parte das comemorações da Semana do Idoso, no município, que começou na terça-feira (21) e vai ser realizada até a próxima segunda-feira (27) – Dia Mundial do Idoso – encerrando o II Fórum Municipal Sobre Violência Contra a Pessoa Idosa, no Colégio Estadual Luiz Reid, das 14h às 18h. Na ocasião, haverá palestra sobre o tema “Estimulando o Cérebro da Terceira Idade”, com a fonoaudióloga Vivian Miranda, que vai mostrar como evitar a perda da memória por meio da prática de exercícios que estimulem o cérebro a racionar.

O evento continua nesta quinta-feira (23) com um dia inteiro de programação, a partir das 9h, na Praça Veríssimo de Melo, no Centro da cidade. Haverá apresentações de dança e música com o conjunto Neguinho, entre outras atividades.

A secretária Cátia Crespo explicou que as comemorações pelo Dia Nacional do Idoso, que é 1º de outubro, foram antecipadas em Macaé para que todos possam participar de todas as atividades no município.

Durante o concurso de poesia, houve exposição de artesanato no hall do Paço com produtos confeccionados pelos próprios idosos participantes do Projeto de Capacitação em Artesanato, como bolsas, sacola de lixo reutilizável para carros, sandálias, panos de prato e outros. Um dos que fizeram mais sucesso, por ser de muita utilidade e cheio de criatividade, foi um fecha saco, feito de tampa de garrafa Pet, vendido por apenas R$ 1,00.

- As pessoas de todas as idades devem participar dessa programação, mas principalmente os idosos. Não é porque estou com 79 anos que vou passar os dias numa cadeira de balanço. Eu participo de todos os eventos que tenho oportunidade. A Secretaria do Idoso realmente trabalha para a gente ter uma vida com mais atividade física e mental, resumiu Luiz Pelinca que abre este texto devido a sua animação que contagia a todos.

Após o concurso, os idosos participaram de um coquetel, no próprio Paço Municipal.

A Secretaria Municipal do Idoso está localizada à Rua Francisco Portela, 444, no Centro de Macaé, e funciona das 9h às 16h30.