Secretaria do Interior continua melhorias na Estrada da Turma

10/09/2009 08:18:01 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Mais de 500 caminhões de aterro foram colocados na área da ponte.

A Prefeitura de Macaé e a Secretaria do Interior vêm atuando na melhoria das estradas vicinais do município. O objetivo é atender aos produtores rurais para o escoamento da produção agrícola e leiteira do interior macaense. Com esse objetivo, a secretaria do Interior continua melhorias na Estrada da Turma, localizada entre o Óleo, em Glicério, e Trapiche.

Com quatro quilômetros de extensão, e estrada recebeu aterro, manilhamento em vários pontos para facilitar o escoamento das águas pluviais, reparos e manilhamento da área da ponte situada sobre o Córrego Nossa Senhora da Conceição, que tombou pela força das enxurradas, no início do ano, e alargamento em alguns pontos. A estrada também foi compactada e a secretaria está mantendo limpa toda a lateral, com corte de grama e retirada de lixo.

Segundo o subsecretário de Interior, Carlos Magno Faturini Abreu, mais de 500 caminhões de aterro foram colocados na área da ponte. “Manilhamos e aterramos o local, para que a ponte possa ser reconstruída. O escoamento da produção da área já pode ser feito sobre a área aterrada”, disse.

O leito da estrada recebeu bica corrida, para facilitar o acesso às propriedades rurais situadas na região, baseadas na agricultura e na pecuária. Ao longo da via foram instaladas 40 manilhas de 1m por 1 metro de diâmetro, 60 manilhas de 1 metro por 60 centímetros e 30 manilhas de 30 centímetros de diâmetro.

A Estrada da Turma é situada em região de bacia, passando por uma área onde desembocam vários mananciais. Essa estrada sofre alagamentos pelas águas pluviais, quando chove mais forte na serra macaense, dificultando o acesso aos moradores e proprietários rurais da área. Para o secretário do Interior, Delorme Ramos, a recuperação dessa e de outras estradas vicinais do interior macaense é fundamental para a economia do município, que tem na agricultura e pecuária um dos pilares do desenvolvimento.

- Melhoramos essa estrada, mas o cuidado com ela permanece, porque o atendimento às estradas vicinais não pode parar. Diariamente, nossos funcionários e máquinas da prefeitura atendem às necessidades dos proprietários rurais, já que as estradas vicinais precisam de atenção frequente, para possibilitar o escoamento da produção agrícola e leiteira - explicou Delorme.

Segundo informações do secretário, a Estrada da Turma, além do manilhamento e da passagem de máquinas no leito, recebeu muitos caminhões de bica corrida, uma mistura de diferentes tipos de solo brita e de pó de pedra, para torná-la transitável.