Secretária estadual anuncia Centro Vocacional e Colégio Integrado ao Técnico

14/06/2010 16:56:57 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

A secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Tereza Porto, esteve na manhã desta segunda-feira (14), em visita ao Ciep Brizolão-393, na Aroeira, quando recebeu da vice-prefeita e secretária de Educação de Macaé, Marilena Garcia, um documento formalizando a solicitação da implantação de uma escola técnica em Macaé. No evento, Tereza Porto já divulgou a construção, com início ainda este ano, de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e de um Colégio de Ensino Médio Integrado à Educação Técnica.

O CVT, que oferecerá capacitação em cerca de seis meses em cursos das áreas de vocação regional, será construído junto a um núcleo para as coordenadorias do estado, no bairro Granja dos Cavaleiros, próximo à Cidade Universitária. O Colégio de Ensino Médio Integrado será um prédio anexo a esse empreendimento.

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) é um programa do governo federal, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia direcionado à capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação básica profissional. Já o Colégio de Ensino Médio Integrado, além de oferecer o currículo básico desse nível de ensino, disponibilizará a formação profissionalizante em três anos.

O documento entregue à secretária e ao deputado estadual Christino Áureo também estava assinado pela coordenadora do Estado da Região Norte Fluminense II, Tânia Maria Jardim Mussi. Durante a entrega, a vice-prefeita salientou a importância das parcerias entre os governos municipal, estadual e federal. “Foi Macaé que recebeu todo o impacto da Bacia de Campos com a exploração petrolífera. Por isso, precisamos de apoio para profissionalizarmos nossos jovens”, enfatizou Marilena.

A secretária de Educação do Rio de Janeiro, que é analista de sistemas e presidiu o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), teve seu trabalho de implantação e desenvolvimento de tecnologias de informação na rede estadual de educação ressaltado pelos integrantes da mesa e por representantes de professores e de alunos. “A tecnologia tem valor apenas se o seu resultado servir para melhorar a qualidade de vida de alunos e de professores”, disse.

Também integraram a mesa de autoridades: o subsecretário de Educação do Estado, Sérgio Mendes, a prefeita de Conceição de Macabu, Tedi; o deputado estadual, Christino Áureo, e, representando a Câmara Municipal de Macaé, o vereador Carlos Emir Junior.

Estiveram presentes ao evento: a secretária de Educação de Rio das Ostras, Maria Lina Coutinho, o comandante do 32º BPM de Macaé, coronel Alnyr Ribeiro; representantes dos gestores da Educação dos municípios de Quissamã e de Casimiro de Abreu; representando as diretoras das escolas municipais de Macaé, a diretora do Ciep Brizolão-393, Ana Elisa; representando os professores da rede estadual, Fábio Sales, e estudantes.

As autoridades foram recebidas pela banda da Escola Estadual Luiz Reid e após a solenidade os alunos do Ciep Brizolão fizeram uma apresentação musical.