Secretário de Indústria e Comércio recebe medalha do Mérito Maçônico

07/07/2005 16:22:54 - Jornalista: Sérgio Lopes

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia de Macaé, Alexandre Castanhola Gurgel, foi agraciado, na quinta-feira (07), com a medalha do Mérito Judiciário Professor “José Souza Marques”, perante o Egrégio Tribunal de Justiça Maçônica do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro (GOERJ). A sessão solene ocorreu às 19h, no Templo Nobre do Palácio do Lavradio, no Rio de Janeiro, em comemoração ao 26° ano de fundação da instituição.

Composto de nove membros, o EgrégioTribunal de Justiça Maçônico do GOERJ é um dos três poderes da Maçonaria do Estado do Rio de Janeiro, cabendo aos seus membros o título de Juizes.

Criado juntamente com o Poder Legislativo e o Poder Executivo por ocasião da fundação do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro (GOERJ), na data de 16 de setembro de 1978, constitui-se em Órgão do Judiciário da Maçonaria Fluminense em nível recursal (2ª Instância), julgando processos cujas partes são detentoras do foro privilegiado.

Suas atribuições encontram-se regulamentadas na Constituição do GOB, GOERJ, Códigos Penal e Processual Maçônicos, e ainda, pelo Regimento Interno do Tribunal, este promulgado na data de 06 de dezembro de 1979.

O Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro (GOERJ) faz parte de um sistema federativo, sendo ele federado ao GOB, que é o poder central da maçonaria brasileira. Sendo assim, no âmbito do GOERJ existem os três poderes, (Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário) cada um com sua representatividade.