Secretário de Saúde participa de encontro em Brasília

09/02/2009 16:03:25 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, acompanha o prefeito de Macaé Riverton Mussi e a vice-prefeita Marilena Garcia no Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas em Brasília, a partir desta terça-feira (10). Na ocasião, eles irão encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Saúde José Gomes Temporão.

O encontro com ministro da Saúde acontecerá às 17h e serão debatidos assuntos como redução da mortalidade infantil e combate à dengue. No encontro, os prefeitos e secretários irão apresentar suas experiências bem-sucedidas.

De acordo com Eduardo Cardoso, este será um momento de troca de informações de projetos exitosos de diversos setores da saúde e que estão resultando na melhoria da qualidade de vida da população.

- Iremos levar a experiência de Macaé que adotou o medicamento homeopático contra a dengue, sendo esta mais uma alternativa as ações adotadas pelo município, no combate ao mosquito aedes aegypti – disse, alertando que a colaboração da população, através da eliminação dos criadouros em suas casas é muito importante para manter a cidade livre da doença.

O medicamento homeopático contra a dengue não é uma vacina. O medicamento ajuda atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas. Ao todo, estão disponibilizadas 190 mil doses do medicamento, que não tem contra-indicação.

Eduardo ressaltou que o ministro vem solicitando aos secretários que façam também ações de mobilização contra a dengue, através do fortalecimento de estratégias que envolvam a população, como mutirões de limpeza, ações entre vizinhos, fiscalização dos cidadãos e aviso das autoridades de locais de infestação do mosquito transmissor, que são fundamentais para vencer a doença.

A secretaria de Saúde também conta com o Plano de Contingência para o controle da dengue que contempla ações de capacitação de recursos humanos, formulação de novas técnicas de tratamento, como também a mobilização das comunidades.

Dentro desta proposta foram realizados cursos de formação de multiplicadores para o controle da dengue. Participaram do curso representantes das secretarias de Serviços Públicos, Departamento ambiental da Guarda Municipal, Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Exército, Corpo de Bombeiros, Grupos da Terceira Idade, associações de moradores e escoteiros.

Dengue - Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e fraqueza.

A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175 para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.