Secretários de Macaé participam de Fórum de Turismo

25/03/2009 14:57:03 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Da esquerda para a direita, Alex Moraes, Aroldo Carneiro (Secretário de Turismo de Quissamã), presidente da Turisrio Nilo Sérgio Félix, Juninho (vereador de Carapebus) e Rosalvo Júnior

O secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Alex de Moraes, e o subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior, participaram na última sexta-feira (10) do Fórum Estadual de Secretários de Turismo, realizado no Hotel Atlântico, em Búzios. O encontro contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de Turismo, representantes da TurisRio, Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Sebrae e do Convention Bureau (Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes para o Desenvolvimento do Turismo).

No encontro, foram debatidas estratégias de aproximação dos municípios que já são destinos turísticos consagrados, regionalização turística e ações para o desenvolvimento do setor.

- O fórum é de extrema importância para a discussão de vários assuntos. Nós precisamos colocar Macaé na mira dos turistas, aproveitando todos aqueles que já freqüentam nossa região para conhecerem também Macaé, ressaltou Alex de Moraes.

De acordo com Rosalvo Júnior, a consciência de que o turismo é um das soluções para a geração de renda foi bastante discutida, até para uma era pós-petróleo. “Macaé fará um investimento em material de divulgação para ser colocado na prateleira dos agentes de viagens, visando o fortalecimento das potencialidades do município”, disse o subsecretário.

- O evento teve grande importância para o município por marcar sua permanência na Região Costa do Sol. Além disso, também foi discutido o turismo como uma importante ferramenta de combate à crise mundial, visto que o estado do Rio de Janeiro possui grande destaque no turismo nacional e internacional, por comportar várias cidades indutoras de turismo, como Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Teresópolis, Parati, entre outras, completou Rosalvo Júnior, acrescentando que devido à presença dos secretários no fórum, Macaé assume também seu lugar junto a esses pontos turísticos do estado.

Durante o encontro, também foi lembrado que cada município tem sua particularidade e utiliza localidades de outros municípios, como é o caso de Búzios. Na cidade litorânea, são oferecidos vários pacotes turísticos que tem como roteiros as cachoeiras do Sana, distrito serrano de Macaé.

Além do prefeito Mirinho Braga e do secretário de Turismo e Cultura de Búzios, Isac Tilinger, representando o município sede do encontro, também participaram do Fórum, o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael de Miranda; o presidente da Turisrio, Nilo Sérgio Félix, representando também a secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer; José Alexandre Almeida, da Associação Convention Bureau; Antônio Rossi Machado Bastos, presidente do Fórum, e Ana Cláudia, gerente regional do Sebrae.

O prefeito Mirinho Braga também destacou a importância do turismo para o desenvolvimento de Búzios, já que 100% dos moradores da cidade dependem, direta ou indiretamente, do setor.

- Hoje nós somos indutores de turismo e estamos ajudando no fortalecimento do setor. Estamos cumprindo, de forma muito efetiva, essa função de município indutor, com os turistas que embarcam diariamente, em Búzios, para passeios em Cabo Frio e Arraial do Cabo, destacou Isac.

O secretário de Turismo e Cultura de Búzios também ressaltou a parceria feita recentemente com Quissamã, desenvolvendo o turismo sustentável no município, que tem vários atrativos histórico-culturais, com as visitas constantes de turistas nacionais e estrangeiros.

- A idéia é que o turista fique mais tempo na região, hospedado em Búzios e fazendo um pacote de pelo menos um dia em Quissamã que tem atrativos culturais e ecológicos, finalizou Isac Tilinger.