Secretários de Saúde se encontram em Macaé

22/04/2005 15:41:08 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para discutir e trocar experiências sobre a qualificação da saúde pública , 92 secretários municipais de saúde, representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério Público estarão reunidos nos próximos dias 29 e 30, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Eles participam do II Encontro de Secretários Municipais de Saúde, organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RJ), com apoio da Prefeitura de Macaé.

As cidades representadas apresentarão painéis e pôsteres mostrando suas experiências para resolver problemas relacionados à saúde pública. As alternativas escolhidas por cada região serão conhecidas pelos profissionais de saúde participantes do II Encontro. Eles levarão os novos conhecimentos para as suas respectivas cidades.

O presidente do Cosems/RJ, Valter Lavinas disse que o compromisso coletivo e o empenho dos gestores no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) é dever do Estado e direito do cidadão, como preconiza a Constituição Federal. “Os desafios do municípios no processo de efetivação do SUS revelam aspectos que evidenciam a complexidade dos problemas a serem superados para a consolidação de um sistema público universal, equânime e descentralizado, como denotam um processo rico de transformações concretas nas políticas de Saúde”, acrescentou.