Sedim ensina arte de esculpir legumes e frutas

05/12/2007 14:30:23 - Jornalista: Equipe Secom

A secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Sedim), vinculada à secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (SEMDSH), finalizou nesta terça-feira (4), o curso gratuito de escultura em legumes e frutas. O objetivo deste curso de capacitação foi proporcionar geração de renda e conhecimentos decorativos em culinária.

O curso teve início no dia 06 de novembro, com aulas às terças-feiras, das 14h às 17h. Foram ao todo quatro aulas. Na primeira, a nutricionista e coordenadora de Projetos, Pesquisa e Planos da Sedim, Regina Cerbino, ministrou palestra sobre higienização dos alimentos; na segunda, as alunas aprenderam a esculpir flores em diversos tipos de legumes; na terceira, trabalharam a temática de bichos nos legumes, e na quarta, aprenderam a arte de transformar frutas em flores e bichos. Lindas flores e beija-flores foram esculpidos em uma melancia e um imponente galo foi criado com abacaxi, limão, morango, melão, cenoura e até ovos de codorna.

O professor do curso e chefe de cozinha do Hospital de Trapiche, Francis Vitor, ensina com muito entusiasmo, sabedoria e habilidade seus conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo de muitos anos. Suas mãos modelam e criam rosas, pingüins, cisnes, sapos, pássaros, peixes, etc. que encantam as alunas. Ele é formado em Gastronomia pelo Senac, de Águas de São Pedro, São Paulo.

- Assistir ao professor Francis esculpir legumes e frutas faz você se sentir em um grande espetáculo de mágica. De repente, você vê um chuchu transformar-se em peixe, uma berinjela em pingüim e um pepino em lagartixa. Ele é um grande artista – contou empolgada a professora voluntária do curso da técnica de pintura e decoupagem da Sedim e aprendiz do curso de escultura, Betânia Gordiano. Ela ainda acrescentou de forma enfática que, “a partir de agora, nossas saladas nunca mais serão as mesmas”.

Das 20 mulheres inscritas no curso, cinco fazem parte do “Grupo Felicidade” , que desenvolve um trabalho voluntário no Recanto dos Idosos, promovendo uma vez por semana o lanche para os idosos, às 15h.

- Vamos multiplicar para as cozinheiras do Recanto dos Idosos todo o conhecimento que aprendemos no curso de escultura de legumes e frutas. Desta forma, levaremos mais cor e alegria para as refeições da melhor idade”, contou a aluna Hortência Oliant.

Segundo a secretária Executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, um dos objetivos do curso é capacitar mulheres para que possam ter uma geração de renda. “Nossas alunas vão incrementar com beleza e criatividade os pratos da ceia de Natal e Réveillon. Perus, bacalhau, saladas terão um toque todo especial”, contou Vânia Deveza.