Segunda etapa da vacinação contra aftosa acontece em novembro

01/07/2009 14:56:35 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Macaé vacinou 90,89% do rebanho bovino na primeira etapa da campanha contra a aftosa

Macaé atingiu 90,89% de vacinação do rebanho bovino na primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante todo o mês de maio. Agora, o município se prepara para a segunda etapa de vacinação que acontece em novembro. A prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria de Agricultura, vacinou gratuitamente cerca de 24 mil animais contra a aftosa e contra a raiva.

Macaé tem hoje o terceiro maior rebanho do Rio de Janeiro, com 95 mil cabeças de gado e 1066 produtores. A maior concentração do rebanho está na área do Vale do Rio Macaé (distrito 25), localizada às margens da BR-101, indo até o distrito de Córrego do Ouro. Em segundo, está Itaperuna com 114 mil e, em primeiro, Campos, com 220 mil bovinos. Os números são do Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado da secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

- Uma equipe de 23 vacinadores e auxiliares da subsecretaria de Agricultura de Macaé executa a vacinação em toda a região serrana e no perímetro urbano – Virgem Santa e Imburo. A vacinação é obrigatória, mas a prefeitura faz a aplicação em cerca de 25 mil animais de pequenos produtores que possuem até 100 cabeças. Junto com a campanha, a prefeitura também fez a doação de vacinas contra a raiva que é uma doença fatal e transmissível ao homem, explicou o subsecretário de Agricultura, Jonas Siqueira.

Além dos vacinadores e auxiliares, durante a campanha contra a febre aftosa, a subsecretaria de Agricultura de Macaé disponibiliza dois veterinários para orientar os produtores do município. De acordo com o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado em Macaé, na primeira etapa da campanha contra a aftosa de 2009 foram vacinados 95.186 bovinos e 108 búfalos.

O produtor que não realizar a vacinação fica proibido de retirar a documentação devida para o transporte de animais (Guia de Trânsito Animal – GTA) e também de fornecer leite para cooperativas. O GTA atende a exigência da vacinação contra a febre aftosa e de brucelose nas bezerras. O Núcleo de Defesa Sanitária do Estado é o responsável pela verificação da vacinação no gado. A vacina pode ser comprada no comércio especializado.

A febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos e é acometida em todas as idades, independente de sexo, raça e clima. Não há transmissores de aftosa, o vírus é vinculado pelo ar, pela água e alimentos, apesar de ser sensível ao calor e a luz.