Segunda etapa de vacinação contra a poliomielite supera metas

24/08/2010 11:01:00 - Jornalista: Emmanuel Rosestolato

A Campanha Nacional Contra a Poliomielite, realizada pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), chegou ao fim na sexta-feira (20). Em Macaé, o evento, que teve início no último dia 14, foi promovido pela da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e superou as expectativas de crianças vacinadas.

A expectativa da secretaria era vacinar 15.298 crianças e o número de vacinados foi de 16.083, ou seja, totalizou 105,13 % a partir da meta estabelecida pela Semusa. Segundo informações da gerente do Programa Municipal de Imunização de Macaé, Cláudia Campanati, foram imunizadas 12.825 crianças entre um a quatro anos de idade, 104,63 % a partir da meta de 12.257. Também foram vacinados 3.258 bebês, de zero a um ano incompletos, representando 107,14 % da meta de 3.041.

Para atingir esses números, a vacinação foi feita em 41 postos fixos de saúde e em seis unidades móveis, envolvendo o trabalho de 450 profissionais. A vacinação na cidade teve a supervisão da Coordenação de Saúde Coletiva, com apoio do Programa Municipal de Imunização, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

Poliomielite

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Campanha Nacional Contra a Poliomielite

A campanha acontece duas vezes por ano no país, com intervalo de dois meses entre as doses, estratégia que, segundo o Ministério da Saúde, tem contribuído para que o vírus da poliomielite fosse eliminado do território nacional. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação internacional de erradicação da transmissão da paralisia infantil.

A segunda etapa da vacinação teve como slogan “Não vai esquecer a segunda dose, hein?”, lembrando e alertando os pais ou responsáveis para que levassem seus filhos aos postos de vacinação.