Segurança Presente comemora dois anos em Macaé

27/03/2024 17:45:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Foram apresentados índices dos desempenhos no município

Segurança Presente comemorou dois anos de existência do município. Para lembrar a data, foi realizada uma apresentação sobre o desempenho das operações, nesta quarta-feira (27), no auditório da Universidade Estácio de Sá. O programa, conta com a parceria entre Prefeitura de Macaé e Governo do Estado.

O coordenador do Segurança Presente em Macaé, Edilson Luiz dos Santos, explicou qual a proposta do programa.

“É um modelo de abordagem e proximidade que suplementa as ações da Polícia Militar no Rio de Janeiro. Tem o objetivo de promover ações segurança, cidadania e atendimento social, que tem como finalidade acolher os moradores e, esse é o diferencial, essa proximidade com a população”, explicou.

Ele informou que o Segurança Presente atua no Centro, Imbetiba e no bairro Cajueiros e que com esses dois anos de atuação no município, os índices registrados são positivos, com a diminuição de alguns dos principais delitos cometidos nessas áreas.

“Fizemos um comparativo ao ano de 2019, pois tivemos uma lacuna de informações no período da pandemia. Registramos a redução de 70% de roubos de rua; 80%, em estabelecimentos comerciais e com relação a roubo de carros, em 12 meses não registramos nenhuma ocorrência”, informou.

O coordenador ressalta ainda a diminuição de homicídios em 50%. E mostrou que a equipe do Segurança Presente realizou 780 conduções à 123ª Delegacia de Polícia Civil, onde 490 resultaram em autuações e prisões e, 40 delas tinham mandado de prisão expedido pela justiça.

O evento de apresentação dos resultados das Operações de Segurança Presente em Macaé, contou com a presença do vice-prefeito, Célio Chapeta; do Secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira; do comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Marcelo Amorim Arêdes; do deputado estadual Chico Machado, entre outros representantes da Polícia Civil e de segurança pública do município.


Fotos Relacionadas