Seleção de Beach Soccer encanta Macaé

21/02/2005 19:03:50 - Jornalista:

A população de Macaé aproveitou o dia de sol, no último sábado, 19/02, para ir à arena esportiva, montada na Praia do Pecado, e assistir ao primeiro jogo de exibição da Seleção Brasileira de Beach Soccer. Com a arquibancada lotada, a seleção encantou o público, com dribles de Junior Negão, gols de bicicleta de Benjamin e de calcanhar de Jorginho.

A seleção foi dividida em duas, a amarela e a verde. O destaque da seleção verde foi Benjamin, que fez quatro dos seis gols da equipe, os outros foram marcados por Camilo e Buru. Já pela seleção amarela Jorginho fez dois dos quatro gols da equipe, Junior Negão fez um e o outro foi marcado por Bruno.

O técnico da seleção, o Índio, gostou da apresentação, achou os atletas um pouco ansiosos para acertar, mas disse que isso é normal. “Estamos treinando bola há quatro dias, aí quando entra no jogo todo mundo quer acertar na primeira. Esse é um ponto que será trabalhado agora. Mas no geral foi um bom jogo. Ainda estou treinando jogadas com bolas paradas. Acho que isso pode definir a seletiva. Estamos vendo grande evolução nas equipes das Américas. Quando você olha para a Europa, encontra seleções como Portugal, Espanha e França, que vêm se desenvolvendo muito. Por outro lado, quando você olha para a seleção brasileira e encontra jogadores como Jorginho, Júnior Negão e Benjamin, uma seleção com talento inegável e invejável, fica difícil dizer que precisa melhorar”, falou Índio.

A seleção está em Macaé desde o dia 16/02, fazendo a pré temporada da Seletiva das Américas, competição que acontece entre os dias 01 e 06/03, nas areias de Copacabana, etapa classificatória para a Copa do Mundo de beach soccer. Na Seletiva o Brasil disputará vaga com sete países. O Brasil ficou na chave A e enfrentará as seleções dos Estados Unidos, Canadá e México. Na chave B se enfrentam Uruguai, Argentina, Peru e Venezuela.

FIFA lança primeira Copa do Mundo de Beach Soccer - Como parte de seus esforços para promover e desenvolver o futebol em todas as formas, através do mundo, a FIFA anuncia mais uma novidade em seu portifólio de competições: a primeira Copa do Mundo de Beach Soccer.

A FIFA está convencida de que o Beach Soccer continuará cada vez mais a ser uma modalidade importante e atrativa do futebol. Por esta razão, a entidade que governa o futebol no mundo decidiu criar a FIFA BEACH SOCCER S.L. (FBSSL), uma nova subsidiária baseada em Barcelona, exclusivamente dedicada a organizar a Copa do Mundo de Beach Soccer anualmente, a partir de 2005, e a desenvolver o esporte em nível mundial. Daqui por diante, a FIFA será a autoridade máxima do Beach Soccer.

Embora o formato do evento esteja sendo finalizado e sujeito a emendas, antecipa-se que a primeira edição da Copa do Mundo de Beach Soccer acontecerá no Brasil, em 2005. Doze países de Confederações afiliadas à FIFA vão participar da competição.

Até este ano o esporte Beach Soccer, incluindo o Campeonato Mundial organizado anualmente de 1995 a 2004, foi dirigido pelo Beach Soccer World Wide (BSWW), grupo sediado na Espanha, com o aval da FIFA, porém sem nenhum envolvimento direto da entidade. A partir de agora, a FIFA utilizará os talentos da BSWW – incluindo pessoas mais experientes na área – para organizar a nova Copa do Mundo de Beach Soccer, que se tornará o primeiro evento do calendário oficial de Beach Soccer da FIFA.

“O Beach Soccer é uma variação atraente do futebol. Em seus mais de 10 anos de existência, o esporte cresceu vertiginosamente em termos de popularidade e complexidade”, afirmou o Presidente da FIFA, Joseph S. Blatter. “Portanto, para a FIFA, entidade que governa o futebol, ampliar sua atuação até o Beach Soccer. Esperamos levar nosso know how para desenvolvê-lo ainda mais, sempre cuidando em preservar a espontaneidade e alegria que são essenciais ao esporte”.

“Estamos satisfeitos com esse anúncio”, declarou Luis Felipe Tavares, presidente da BSWW”. Trabalhamos duro por muitos anos para construir a reputação do Beach Soccer. Agora, unindo forças com a FIFA para criar a Copa do Mundo de Beach Soccer, estamos certos de estar elevando o esporte ao nível mais alto em termos de qualidade, reconhecimento e proeminência”.