Semana da Árvore debate importância da Mata Atlântica

23/09/2009 16:00:18 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Objetivo foi mostrar aos participantes importância de conservação da biodiversidade

Como parte das comemorações alusivas à Semana da Árvore, a Associação Ecológica Amigos da Serra (Asema), em parceira da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), promoveu nesta quarta-feira (23), no Parque Atalaia, palestra sobre a Mata Atlântica.

O objetivo foi mostrar aos participantes – um público formado por ambientalistas e a comunidade escolar dos Distritos do Frade, Trapiche e Córrego do Ouro - a importância de conservação da biodiversidade. Na abertura do evento, o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz destacou aos estudantes do ensino fundamental, a importância das espécies (fauna e flora) para o bioma regional – a Mata Atlântica.

- A fauna e a flora encontradas nos biomas são de responsabilidade do cidadão. Temos que contribuir com a sustentabilidade do nosso município e da nossa região, cuidando das espécies a fim de promovermos o equilíbrio ecológico. Temos a missão de restaurar a Mata Atlântica para conservarmos a biodiversidade – frisou.

Os membros da Asema discorreram aos estudantes, atentos às explicações, todo o mecanismo que envolve as espécies da Mata Atlântica, como a interação entre os animais e as plantas (alimentação, abrigo, dispersão de sementes); as espécies ameaçadas e ou extintas e muitos outros assuntos.

De acordo com o presidente da Associação Ecológica Amigos da Serra (Asema), Leonardo Mussi, a parceria com a Semma é positiva para a conservação ambiental. “Com essa parceria nós podemos promover as palestras educativas e cumprir nosso papel que é a recuperação e conservação dos recursos naturais, que englobam reflorestamentos de áreas degradadas, colheita de sementes, produção de mudas, levantamento científico e fotográfico da fauna e da flora, recuperação e soltura de animais silvestres e principalmente desenvolver a conscientização através da educação ambiental”, acentuou.

Trilha – O público participante também percorreu uma trilha, localizada entre o Centro Administrativo do parque e o ponto de captação de água da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Cedae), num percurso de aproximadamente três quilômetros, para que, em contato com a natureza conhecessem um pedaço do bioma, composto por plantas nativas e animais com macacos, esquilos e lagartos, entre outros.

Nesta quinta-feira (24), a programação do setor de educação ambiental da Semma, prossegue com o plantio de 20 árvores nativas na Praia de Imbetiba, às 8h30 e na sexta-feira (25), haverá o plantio de 700 mudas no Assentamento Bendizia.