Semana do Idoso começa com curso de capacitação

21/09/2009 13:47:13 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Macaé promove diversas atividades para a terceira idade

O município de Macaé já é referência na região em relação aos programas desenvolvidos para os idosos acima de 60 anos. Em 2004, a prefeitura atendia 122 idosos em diversos programas, no final de 2005, eram 449, hoje, esse número chega a 3.118. Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, que acontece no próximo dia primeiro, a subsecretaria do Idoso, vinculada à secretaria de Assistência Social, programou diversas atividades que começam já nesta terça-feira (22), com o curso de Capacitação de Gestores e Conselheiros da Política do Idoso.

- A perspectiva da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que em 2025, a população de idosos no planeta seja maior do que a de crianças. O Brasil que foi considerado o país com mais jovens, trabalha-se com a previsão de termos, em 2025, 16 milhões de idosos (8% da população). Para Macaé trabalhamos com a perspectiva de serem 11,818 -, enumera a subsecretária do Idoso, Cátia Crespo Schueler.

Pelo último recenseamento por idade realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Macaé possuía em 2007, 2.053 idosos de 60 e 64 anos; 1.559, de 65 e 69 anos; 1.125, de 70 e 74 anos; 819, de 75 a 79 anos; 844, com mais de 80 anos e 18, com idade ignorada. “Os idosos têm direitos estabelecidos em Leis Federal, Estadual e Municipal. Porém, a sociedade não aceita ou não as cumpre”, completa.

Em 2008, por indicação do vereador Zezinho Crespo, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi aprovou a Lei 30.045/2008, que garante a gratuidade no transporte urbano para maiores de 60 anos. Para reforçar essa obrigatoriedade a ser cumprida pelas empresas de transporte urbano, a subsecretaria promove o “1º Fórum de Transporte para a pessoa idosa”, que será realizado na quinta-feira (24) às 14h, no Paço Municipal da prefeitura.

- O evento é aberto à toda à comunidade. Mas, estamos convidando as crianças da rede municipal de ensino, pois elas serão os adultos de amanhã e precisam conhecer e respeitar os direitos dos idosos. Durante o fórum teremos palestra com o tema “Defesa e Direitos em Transporte para pessoas idosas”. O principal objetivo é transmitir informação para as pessoas em geral para que conheçam os direitos das pessoas idosas para que estas não sofram constrangimentos e desrespeito no trânsito e nos ônibus. Vamos distribuir para os participantes a cartilha do idoso sobre transportes, elaborada pela Agência Nacional de Tranporte Terrestre (ANTT) -, pontua a subsecretária, informando que os alunos da rede estão recendo orientação nas escolas sobre o Estatuto do Idoso, por meio de uma cartilha infantil, elaborada para levar o conhecimento de como tratar e respeitar o idoso nos seus direitos.

Após a palestra, uma comissão avaliadora irá julgar a melhor redação elaborada pelas crianças sobre o idoso. O aluno que fizer a melhor redação será premiado com a medalha “Amigo da Terceira Idade”. Durante o evento, será apresentado um esquete teatral sobre transporte pelo grupo Atelier da Vida (da subsecretaria do Idoso) e haverá também exposição e venda de artesanatos elaborados pelas alunas da subsecretaria.

Curso de Capacitação de Gestores e Conselheiros da Política do Idoso

O curso de Capacitação de Gestores e Conselheiros da Política do Idoso contará com a participação de nove municípios do Norte Fluminense que estarão se qualificando para melhorar o desempenho dos gestores e conselheiros na implementação dos serviços destinados a população idosa.

O curso será realizado nesta terça-feira (22) das 9h às 18h no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro), com o apoio do Fundo Municipal de Assistência Social, através da gestora Lúcia Almeida. Segundo a subsecretária municipal do Idoso, Cátia Crespo Schueler, o evento é de grande importância para o município, pois dará conhecimento e informações dos serviços oferecidos planos, projetos e programas e cada nível de governo – municipal, estadual e federal.

Concurso de Poesia

O Concurso de Poesia será realizado no dia 29 às 14h, no Paço Municipal da prefeitura, e visa estimular o potencial criativo de pessoas que possuem o dom de expressar “sentimentos vivos” através da escrita. As inscrições para o Concurso de Poesias estão abertas até a véspera do concurso (28) na sede da subsecretaria do Idoso na Rua Francisco Portela, número 444, centro. O horário é das 9h às 16h.

- É sempre importante promover eventos culturais para pessoas idosas, garantindo assim a participação nas atividades culturais, proporcionando melhoria na qualidade de vida dos idosos. Valorizar as habilidades da pessoa idosa é o nosso compromisso, disse a subsecretária do Idoso, Cátia Crespo. Também haverá palestra sobre saúde bucal na terceira idade.

Os vencedores ganharão troféu (primeiro colocado) e medalhas (segundo e terceiros lugar).

Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso será comemorado com um grande evento, na Praça Veríssimo de Melo, das 9h às 17h. Serão montadas várias tendas de diversas secretarias que realizam atividades voltadas para os idosos, como as secretarias de Saúde, Educação e Esporte e Lazer. A abertura do evento contará com a participação do grupo Seresteiras, e durante o dia, com o grupo de ginástica Nica Gripp,. Ninho Sabiá, Coral do Sana, dançarina Rizete Medeiros e com encerramento da banda da Escola Municipal Maria Letícia. Estarão expostos para venda os artesanatos produzidos pelas alunas dos cursos da subsecretaria do Idoso. Os grupos do município da terceira idade estarão presentes, coordenados pela presidente de honra, Margarida Mussi.

- No mundo inteiro esse dia é dedicado ao idoso. Em Macaé não é diferente. Comemoramos a data lembrando às pessoas dos direitos dos maiores de 60 anos e desenvolvendo diversas atividades. A pirâmide do Brasil está se transformando, no que tange à idade, e temos que acompanhar essa mudança. Mantemos plantão diário na subsecretaria, com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, advogado e psicólogo. Além disso, o poder Executivo e o Legislativo dão total apoio às nossas atividades; assim como trabalhamos com o que é deliberado e aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso e em parceria com o Núcleo de Proteção ao Idoso (NUPI), formado por cinco membros que fiscalizam o atendimento do idoso no município -, explica a subsecretária.