Semana do Idoso termina com palestras e premiações

27/09/2010 16:27:34 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Kaná Manhães

“Estimulando o funcionamento do cérebro da terceira idade” e “Aposentadoria" foram as palestras de encerramento

A Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria municipal do Idoso e em parceria com o Conselho do Idoso, finalizou na tarde desta segunda-feira (27), no Colégio Estadual Luiz Reid, a Semana do Idoso, com as palestras “Estimulando o funcionamento do cérebro da terceira idade” e “Aposentadoria”, e com a as premiações das melhores redações feitas por alunos da rede pública municipal.

A palestra “Aposentadoria” foi ministrada pelo presidente da Macprevi (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Macaé), Cláudio Muniz Lopes Ramalho, explicando o que é a aposentadoria e como ela se dá, para que os trabalhadores não tenham dificuldades na hora de se aposentarem. “Está prevista para o dia 28 de outubro, dia do servidor público, o lançamento de uma cartilha explicando tudo sobre aposentadoria”, disse Cláudio.

A palestra “Estimulando o funcionamento do cérebro da terceira idade”, ministrada pela fonoaudióloga Vivian Miranda, é uma ação governamental de políticas públicas para os idosos e faz parte do projeto “Boa Comunicação da Melhor Idade”, desenvolvido pela secretaria do Idoso. O principal objetivo é debater os problemas que causam a perda da memória, além de proporcionar uma ginástica cerebral, por meio de atividades que estimulam o raciocínio e a memória, como o caça palavras, complete a sequência, exercícios de ilusão de ótica, dentre outras atividades.

Durante o evento foram premiadas com troféus as três melhores redações escritas por crianças das escolas municipais, com o tema “Direito do Idoso”. Em primeiro lugar ficou a estudante do 5º ano, Ellen Goudar, de Trapiche. Em segundo ficou Leciane Cordeiro Pessanha, do 8º ano, do Lagomar e em terceiro, também do 8º ano, a aluna Reigiane Machado Knupp, do Frade. Outras dez crianças, uma de cada escola, foram premiadas com a medalha “Amigos da Terceira Idade”.

Também foram distribuídas durante o encontro as Cartilhas Infantis, sobre o estatuto do idoso, que foi premiada na cidade do Rio de Janeiro durante a 2ª Conferência Estadual do Idoso. O material foi apontado como uma ação inovadora das políticas públicas para pessoas idosas, destacando a cidade de Macaé como referência no assunto.

- A Cartilha tem o objetivo de levar às crianças o conhecimento dos direitos dos idosos e como a família deve tratar dos mais velhos, de modo que evite o asilamento. Ela também aproxima mais as crianças de seus tios, avós, para que possam aprender com eles histórias passadas e suas experiências de vida, explica a secretaria do Idoso Cátia Crespo.

A Semana do Idoso teve início no dia 21 de setembro, por meio do II Fórum Municipal sobre violência contra a pessoa idosa, e prosseguiu com suas atividades durante a semana com o III Concurso de Poesia para Terceira Idade, palestras, debates, apresentações teatrais e musicais e exposições dos trabalhos feitos pelas secretarias municipais destinados aos idosos.

- A Semana do Idoso foi muito proveitosa, conseguimos passar a mensagem de conscientização para a população e ao poder legislativo e executivo sobre a necessidade de implantação de políticas públicas. Mostramos também à população os diversos serviços que a prefeitura tem para oferecer à terceira idade. Além do trabalho com base na educação feito dentro das escolas, avalia Cátia.