Semed capacita professores no Projeto Macaé Rio Sustentável

19/05/2010 09:23:55 - Jornalista: Fernanda Lisboa

Cerca de 40 professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), começam, no próximo dia 29, o curso de capacitação do Projeto Macaé Rio Sustentável, organizado pela Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa (Acamep), em parceria coma Organização Não-Governamental (ONG) Agenda 21 Macaé, o Programa Ambiental/ Petrobras, o Projeto Rio Macaé e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O curso vai acontecer durante cinco sábados, das 8h às 17h, no Parque Municipal do Atalaia.

O objetivo do evento, segundo a secretaria de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, é resgatar a importância histórica, econômica e ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, além de desenvolver projetos com alunos e comunidade do entorno que visem minimizar os impactos ambientais referentes a bacia.

“A Educação é a porta principal de qualquer ação de grande impacto. Temos que mostrar à comunidade a importância do nosso rio e o que as ações indevidas, como a poluição, podem trazer de prejuízo. Se todos os moradores de Macaé, principalmente os do entorno do rio tiverem essa consciência o rio, com certeza, estará salvo”, diz Marilena.

No total, dez escolas estarão diretamente envolvidas no projeto e, ao longo do ano, os professores desenvolverão ações com os alunos e comunidade. No final dos trabalhos haverá um seminário com apresentação dos resultados alcançados.

“A primeira etapa é o curso de capacitação, de 40 horas para os professores dessas escolas. As vagas prioritárias serão para atender os professores das escolas envolvidos no projeto, porém existem vagas para as unidades escolares que tiverem interesse”, explica Conceição de Maria Rosa, subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente.

Conceição diz ainda que será distribuída uma apostila em formato digital para os alunos, possibilitando que os materiais produzidos para as aulas possam ser utilizados, posteriormente, de diferentes formas pelos professores capacitados e os professores serão especialistas com larga experiência em projetos sócio-ambientais e em docência.