Seminário discutirá o enfrentamento de doenças causadas por insetos

05/12/2018 16:40:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

A experiência do município no controle da febre amarela será um dos destaques

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, realizará no próximo dia 13, o Seminário Municipal Vigilância Epidemiológica das Arboviroses no auditório da Cidade Universitária de 8h30 às 12h, visando ao enfrentamento e controle dos vetores e doenças. Podem participar profissionais da rede pública e particular de saúde e estudantes da área. As inscrições pode ser feitas pelo internet www.epidemiomacae.wixsite.com/eventos.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Liciane Furtado, o seminário tem como objetivo compartilhar, com os profissionais e estudantes da área da saúde, informações sobre o cenário epidemiológico do município, os fluxogramas e manejo clínico das arboviroses, além das ações desenvolvidas pelo setor de epidemiologia.

A programação conta com palestras acerca da situação epidemiológica atual e dos diferentes aspectos referentes à transmissão das arboviroses, dos vetores, estudo de caso de febre chicungunha e a experiência do município no controle da febre amarela. O seminário contará com a participação de diversos profissionais na área, além de gestores.

Segue programação:

8h30 - Abertura;

Daniela Bastos - Gerente de Vigilância em Saúde de Macaé;

Flávio Paschoal - Coordenador Administrativo do Centro de Controle de Zoonoses;

9h - Perfil Epidemiológico das Arbovirores de Macaé;

Liciane Furtado - Enfermeira Coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Macaé;

9h30 - Agente Transmissor;

Gilberto Rosindo - Biólogo do Centro de Controle de Zoonoses de Macaé;

10h - Intervalo;

10h15 - Febre Chicungunha - Estudo de Caso do Município de Macaé, Keyti Jaqueline - Bióloga Sanitarista da Rede de Saúde de Macaé;

10h45 - Dengue e Zika - Estudo de Caso do Município de Macaé;

Ana Paula Dal-Cin - Enfermeira da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Macaé;

11h30 - Febre Amarela - A Experiência do Município de Macaé no Controle da Doença com Claulimara Lopes Moreira - Bióloga Agente de Combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonoses de Macaé.