Seminário divulgará trabalhos selecionados sobre Gestão Democrática

06/10/2009 15:37:02 - Jornalista: Andréa Lisboa

Buscando divulgar o conhecimento construído e aprimorado no meio acadêmico, a Secretaria de Educação de Macaé, por meio do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP), promove nesta quinta-feira (8), o seu primeiro Seminário de Produção. No evento, serão apresentados três trabalhos selecionados do curso de Gestão Democrática e Participativa oferecido este ano a docentes, pedagogos, estagiários e monitores da rede municipal de ensino pelo Instituto.

As apresentações acontecerão entre 18h e 20h, na sala de reunião da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), terceiro andar, na Cidade Universitária. Os trabalhos foram selecionados levando em consideração sua relevância temática.

Foram classificadas as produções “A gestão democrática como um processo de aprendizagem: desafios e perspectivas”, do Mestre em Ciências Sociais pela UERJ , Paulo Henrique Dantas; “Gestão Democrática – Perspectivas de mudanças na escola”, da especialista em terapia familiar”, Janaina Calado, e “A Participação da Família na Formação dos Conselhos Escolares”, da Pedagoga, com MBA em Planejamento e Gestão Ambiental pela UVA, Ingrid Faria.

Participarão ainda do seminário, como mediadoras, as pedagogas da Secretaria, Balade Ayala, pós-graduada em Tecnologias Educacionais pela UERJ e em Currículo e Práticas Educativas pela PUC-RJ; Maria Amélia Gonçalves da Silva, pós-graduada em Gestão e Administração Escolar pela UCB e em História do Brasil pela UCAM, e Sonerline Miguel da Silva, pós- graduada em Alfabetização de Alunos de Classes Populares pela UFF.

Durante os debates, a plateia terá a oportunidade de comentar seus próprios dados de pesquisa, o que abrirá possibilidades para apresentações de novos trabalhos nos próximos encontros. Os seminários visam abrir novas perspectivas tanto para expositores, quanto para o público. “Pretendemos divulgar essas produções”, enfatiza o diretor do IAPP, Robério Fernandes. Os cursos organizados pelo IAPP têm como principal objetivo a capacitação e aperfeiçoamento do servidor público municipal, desenvolvendo pessoas para melhorar a qualidade da gestão e promover cidadania.
Refletindo sobre Educação

O professor e gestor Paulo Henrique, em seu trabalho “A gestão democrática como um processo de aprendizagem: desafios e perspectivas” pretende discutir questões referentes à implantação da gestão democrática nas unidades escolares brasileiras, tendo como base a ideia de cidadania. Ele defenderá a gestão democrática plena com eleição direta para diretores de escolas. O professor fará um paralelo entre escola e sociedade. Para ele, a eleição para diretor representa a defesa de uma nova sociedade, onde grupos excluídos se tornariam também protagonistas do processo educacional.

Analisar fatores intra e extraescolares, por meio de um breve histórico da educação brasileira, é a proposta do trabalho da professora, psicóloga e diretora da Creche Municipal Novo Cavaleiros, Janaina Calado. Apontando desafio e possibilidade, ela abordará possibilidades para a construção de gestão democrática.

A professora Ingrid Faria na sua produção “A Participação da Família na Formação dos Conselhos Escolares” apresenta a importância da atuação de pais e responsáveis pelos alunos para a melhoria da educação. Ela apontará as mudanças estruturais ocorridas nas instituições “escola” e “família” no decorrer das últimas décadas, destacando como desafio a formação e atuação dos Conselhos Escolares.