Seminário sobre educação e questões sociais acontece nesta quinta

23/11/2011 07:30:12 - Jornalista: Andréa Lisboa

Com o tema ‘Educação, questões sociais e transdisciplinariedade’, a Secretaria de Educação promove seminário, nesta quinta-feira (24), das 8h às12h30, no auditório do edifício Ouro Negro, no Centro. Representantes da maioria das unidades escolares municipais confirmaram presença, além de membros dos conselhos escolares e de beneficiários do programa federal ‘Bolsa Família’. O Ministério da Educação (MEC) será representado por Linda Goulart, que em sua palestra abordará o tema ‘A força da interação entre família, escola e comunidade’.

O seminário vai expor as ações realizadas durante este ano letivo pela Secretaria de Educação, por meio das equipes do ‘Conselho Escolar’, do ‘Jornal Escolar’, do ‘Serviço Social’ e do programa ‘Bolsa Família’, executado em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social. Os projetos ‘Jornal Escolar’ e ‘Serviço Social’, que tiveram início neste semestre, serão apresentados durante o evento. As primeiras edições dos jornais de algumas das vinte unidades municipais que aderiram à proposta da secretaria vão ser distribuídas aos participantes do encontro.

O credenciamento será realizado às 8h, no local. Logo após, o núcleo de dança ‘Portadores da Alegria’, dirigido por Vânia Tolipan, se apresenta, antecedendo a abertura do seminário pelo secretário de Educação, Guto Garcia.

O convite a Linda Goulart para ministrar a palestra ‘A força da interação entre família, escola e comunidade para melhorar a qualidade da Educação’ tem o objetivo de desencadear discussões, a partir de sua explanação, sobre a importância dessa mobilização. Por isso, os organizadores do evento reforçam o chamado à participação de pais, responsáveis e educadores no seminário.

A coordenadora Interdisciplinar de Ações Comunitárias da Secretaria de Educação, Bárbara Monteiro, informa que neste primeiro seminário dessa coordenadoria criada em julho serão apresentados projetos e metas. O projeto ‘Jornal Escolar’, lança do em agosto, por exemplo, pretende ser um espaço de discussões sobre educação envolvendo os alunos.

- A idéia central do ‘Jornal Escolar’ é despertar o gosto pela leitura e pela escrita e ainda desenvolver o protagonismo dos estudantes. Essa estratégia sugerida às unidades escolares pretende contribuir para a diminuição da evasão escolar, fazendo com que o aluno reflita sobre seu processo de ensino-aprendizagem. Até o final deste ano letivo os jornais de vinte escolas serão lançados, destaca Bárbara.

Outro projeto, o ‘Serviço Social’, também será tema do evento. Atualmente, seis assistentes sociais realizam visitas a familiares de estudantes em todos os setores administrativos da prefeitura, priorizando as áreas de risco social. A equipe faz o acompanhamento dos casos, são produzidos relatórios sociais e são feitos encaminhamentos a programas e projetos sociais.