Semma avalia ações e prioriza metas em oficina

03/03/2010 11:52:04 - Jornalista: Lourdes Acosta

Comprometimento e estímulo no trato da coisa pública foram a tônica da oficina de planejamento e integração realizada, na terça-feira (2), nas dependências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A proposta foi da Câmara Permanente de Gestão (CPG) que objetivou agregar as diferentes pastas da atual administração municipal, avaliando o papel de cada órgão público. A Semma foi a primeira secretaria a aderir o treinamento de seus coordenadores e dos fomentadores das políticas públicas ambientais.

Durante todo o dia os integrantes, que foram preparados para uma auto-avaliação pelo mediador e consultor José Gabriel Pesce Júnior (moderador de processos participativo e especialista em recursos humanos), avaliaram ações, definiram metas, alçaram o nível de comprometimento e compartilharam as prioridades que serão realizadas em 2010, em prol da população de Macaé, visando a sustentabilidade ambiental da cidade.

A oficina, que foi aberta pelo presidente da CPG, Romulo Campos, contou com a participação ativa do secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, durante o treinamento que se estendeu de 9h às 17h, com intervalo para o almoço.

Vaz, que opinou durante os trabalhos também fez o encerramento, agradecendo a presença dos participantes e o empenho da CPG em proporcionar uma integração setorial que visa resultar em benefícios para os cidadãos que buscam os serviços públicos.

- A oficina nos proporcionou condições para uma integração intersetorial, pois somente através do conhecimento e do relacionamento é que poderemos dar respostas positivas. O apoio da Câmara Permanente de Gestão e a vinda do Gabriel em nossa secretaria, que objetivou qualificar esta esfera de governo, foram fundamentais para a avaliação dos nossos trabalhos e a priorização das metas – assegurou.

Na opinião do professor Ismar Valadão, coordenador de Educação Ambiental das Unidades de Conservação, a oficina proporcionou aos participantes um crescimento profissional.

- Tivemos um crescimento profissional de excelente qualidade, na medida em que nos permitiu visualizar todas as ações pertinentes à secretaria de Meio Ambiente e nos remeteu a buscar o relacionamento entre as diferentes secretarias e autarquias do nosso município – salientou.

Participaram do treinamento as coordenadorias de Licenciamento Ambiental, Arborização e Paisagismo, Fiscalização Ambiental, Recursos Humanos, Protocolo, Fauna e Pragas Urbanas, Fundo Ambiental, Logística, Unidades de Conservação, Educação Ambiental e as assessorias Jurídica e de Comunicação.

As oficinas vão prosseguir com todos os setores da prefeitura, visando integração e melhoria do serviço público.