Semtre realiza curso de artesanato no assentamento Celso Daniel

27/02/2008 17:28:11 - Jornalista: Thales Coutinho

A Prefeitura de Macaé e a secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) promovem, nos dias 28, 29 de fevereiro e 3, 4, 5 de março, o curso de artesanato em fibra de bananeira, com carga horária de 40 horas, no assentamento Celso Daniel. Os alunos terão aulas de autogestão com João Luiz da Silva (FBES – Fórum Brasileiro de Economia Popular Solidária).

O objetivo é promover a qualificação profissional de trabalhados e desenvolver o trabalho coletivo, a sustentabilidade de empreendimentos de caráter solidário, além de oferecer ferramentas para reflexão ao mundo do trabalho pautado na desigual e exclusão social.

O curso em fibra de bananeira é uma parceria da prefeitura de Macaé com o Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária (Planseq Ecosol), Associação Nacional dos Trabalhadores (Antlag), Instituto Paulo Freire e Rede Arte Sudeste. O Planseq Ecosol é uma das ações no Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego e da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Os alunos do assentamento Celso Daniel já estão cursando aulas de artesanato, com o professor Omar Peçanha Pinto, especialista em trabalhos com fibra de bananeira. O curso é voltado para o reaproveitamento de materiais como o bagaço da cana-de-açúcar e a própria fibra de bananeira.

Em mais uma ação da Semtre, o trabalho é desenvolvido pela Equipe da Incubadora de Empreendimentos. À frente da iniciativa está a pedagoga e gerente Maria Amélia Neves Gonçalves.

– É do entendimento do prefeito Riverton Mussi que o poder público se aproxime da população, promovendo a geração de trabalho e renda. Desta forma, está oportunizando que as comunidades, neste caso, a comunidade rural, tomem posse do que é dela legitimamente: cidadania e trabalho – declarou Maria Amélia.

A gerente disse ainda que a ação do governo Riverton Mussi é voltada para a geração alternativa de trabalho e renda. O curso de artesanato possibilitará que os moradores do assentamento Celso Daniel tenham uma oportunidade a mais.

Os trabalhos promovidos pela prefeitura de Macaé e pela Semtre visam fortalecer iniciativas de economia popular solidária. Através de cursos e oficinas, a troca de conhecimentos em encontros, seminários, fóruns, feiras, a busca de parcerias com as esferas dos governos, além de apoio na comercialização.

Diversos grupos apoiados comercializam seus produtos na Feira de Trabalho e Renda, realizada na Sociedade Musical Nova Aurora. A próxima exposição será no dia 14 de março, das 9h às 18h, uma vez que no dia 6 de março os grupos participarão da Feira, em parceria com a secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, que promove evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Praça Veríssimo de Mello.