Semusa promove palestra para auxiliares e técnicos de enfermagem

16/06/2009 14:37:27 - Jornalista: Vanêssa Cunha

Na manhã desta terça-feira (16), foi realizada a palestra com o tema, “Sexualidade na adolescência (gravidez precoce/DST)”, na Associação Médica de Macaé. O encontro faz parte do programa “Acolher para Humanizar” da prefeitura de Macaé com programação até o final do ano, e acontece uma vez por mês, visando orientar os profissionais da área de enfermagem.

A palestrante do encontro foi a enfermeira Janete Rangel. O objetivo do programa é orientar os profissionais, sobre a humanização no atendimento ao paciente, mostrando a importância de valorizar as relações no ambiente hospitalar, visando o respeito e a dignidade do paciente atendido.

A técnica de enfermagem Adriana Damasceno falou sobre a importância das orientações para os profissionais da área. "Cada paciente tem uma história de vida diferente do outro, e nós como profissionais não podemos levar em consideração a situação da pessoa e sim lembrar que todos são seres humanos e devem ser tratados da mesma forma", disse.

Todo mês será abordado um assunto diferente. A coordenadora da Divisão de Programas de Educação em Saúde, a fonoaudióloga Nilce Braga Brasil, falou sobre a finalidade do programa. “O nosso objetivo é capacitar os técnicos e auxiliares de enfermagem, sensibilizando-os para a realização de um bom trabalho”, ressaltou.

Na programação estão incluídos diversos assuntos com diferentes palestrantes. O curso teve início em março e não é necessário fazer inscrição para participar. Quem ainda não teve a oportunidade e tem interesse em aprofundar seus conhecimentos é só comparecer aos encontros que são sempre realizados na Associação Médica de Macaé, no bairro Imbetiba. A próxima palestra será no dia 07 de julho. São quatro horas de curso, na parte da manhã de 8h às 12h, e na parte da tarde, de 13h às 17h. Para mais informações, o telefone para contato é 22-8806-3934.