Senai: macaenses já podem contar com cursos na área de petróleo e gás

07/10/2008 19:47:20 - Jornalista: Catarina Brust

Antecipando-se ao enorme desafio de crescimento da cadeia produtiva de petróleo e gás, após a descoberta das reservas do pré-sal, o Sistema Firjan inaugurou nesta terça-feira (7), a nova unidade do Senai em Macaé. O prefeito de Macaé, Riverton, o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo que representou o governador Sérgio Cabral, participaram da inauguração.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio, Sérgio Cabral, não puderam vir a Macaé devido ao mau tempo. O helicóptero, que traria a comitiva de Angra dos Reis, não pôde levantar vôo devido ao mau tempo e às fortes chuvas que caem na região sul do estado.

A unidade do Sesi em Macaé leva o nome do empresário Geraldo Silveira Coutinho, pai do atual presidente regional da Firjan em Campos, Geraldo Coutinho. O prédio de três andares e 7.592 metros quadrados conta com infra-estrutura de 20 oficinas e laboratórios para educação profissional, e oferecerá consultoria tecnológica às empresas. Foram investidos R$ 15,3 milhões em sua construção.

- Há 32 anos Macaé tinha seu Senai onde muitos da nossa geração se profissionalizaram. A unidade funcionava no bairro da Imbetiba, local que foi escolhido pela Petrobras para instalar sua sede na Bacia de Campos. Hoje, a Firjan entrega esse sonho de muitas gerações de macaenses. O Senai representa uma grande conquista, pois teremos ainda mais condições de qualificar os nossos jovens para a indústria do petróleo e a exploração futura do pré-sal, destacou o prefeito Riverton.

Macaé

Macaé é hoje a mais importante base de apoio às atividades offshore da Bacia de Campos, que produz 1,4 milhão de barris de óleo e 22 milhões de metros cúbicos de gás por dia, o que representa cerca de 85% e 47% da produção nacional de óleo e gás. Com as últimas descobertas do chamado pré-sal, grande parte dos especialistas estima algo em torno de 40 bilhões a 80 bilhões de barris de óleo a serem retirados da costa sudeste do país, grande parte localizada em águas fluminenses.

- Essa unidade poderia estar em qualquer parte do mundo, mas está em Macaé. A indústria nacional tem um enorme desafio pela frente, que envolve tecnologia de última geração, capacitação de mão-de-obra e construção de equipamentos de análise e exploração do petróleo. Nós oferecemos recursos tecnológicos e educacionais para suprir estas frentes, diante da grandiosidade que se apresenta, destacou o diretor do Senai Macaé, Alexandre dos Reis.

Eduardo Eugênio lembrou que a unidade do Senai também terá cursos na área de pós-graduação de petróleo e gás. “Essa unidade representa um momento histórico para a indústria do estado. O setor de petróleo e gás emprega hoje cerca de 70 mil trabalhadores. Só de junho de 2007 a junho de 2008, 21 mil pessoas conseguiram uma vaga de emprego no setor. O mercado oferece várias oportunidades e o Senai pode qualificar para o setor. Em 10 anos, o Senai profissionalizou mais de 1 milhão de trabalhadores”, disse.

Empresários, secretarios municipais, políticos e alunos do Senai participaram da inauguração, que contou com a presença do prefeito de Quissamã, Armando Carneiro.

Lei do Petróleo

Durante a inauguração da nova unidade do Senai, o presidente do Sistema Firjan observou que é quase uma insensatez qualquer medida que mude a Lei do Petróleo neste momento. “Estamos vivendo uma época inusitada e não devemos mexer em alguma coisa que está dando certo. A descoberta do pré-sal despertou o interesse das maiores empresas do mundo neste setor, todas estão de olho aqui. No momento, vivemos um clima de insegurança no mundo, ninguém quer emprestar dinheiro a ninguém. Isso é passageiro. Tão logo isso passe, os recursos vão voltar para o Brasil e o Rio de Janeiro receberá a primeira golfada de recursos que deverá vir para o setor de petróleo e gás”, avaliou.

De acordo com o secretário Estadual de Agricultura, Macaé deveria receber uma parcela proporcional por abrigar toda a base da indústria offshore da Bacia de Campos. “O impacto é todo na cidade e todos devem se engajar na luta pelos royalties. As discussões que estamos vendo no sentido de mudança no repasse dos royalties é inoportuna e oportunista”, observou.

Cursos

Na área de educação, a nova unidade do Senai oferece cursos de automação, caldeiraria, segurança do trabalho, subaquática, pintura industrial, eletricidade, tecnologia da informação, transporte de cargas, gestão, metrologia, metalurgia e automotiva. A unidade começa a operar com cursos livres e de aprendizagem para jovens na primeira fase. Na segunda, haverá cursos técnicos de nível médio nas áreas citadas. Para maiores informações é só acessar o site da Firjan: www.firjan.org.br O Senai de Macaé está localizado na Estrada Virgem Santa s/n, quadra 02, Botafogo.