Sérgio Cabral confirma Unidade de Pronto-Atendimento em Macaé

04/09/2009 09:56:35 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Em Quissamã, prefeito e governador destacam importância da manutenção da Lei do Petróleo no pré-sal

QUISSAMÃ – O governador Sérgio Cabral confirmou nesta quinta-feira (3) que Macaé ganhará a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas com previsão de entrega em outubro. A informação foi dada durante a inauguração da obra de recapeamento asfáltico de seis quilômetros da Rodovia Eduardo Carneiro da Silva (RJ-196), no trecho entre o trevo de acesso a Carapebus e o pórtico de entrada de Quissamã. O prefeito Riverton Mussi (PMDB) participou da inauguração, compôs o palanque e foi citado várias vezes durante o discurso de Cabral.

- A UPA de Macaé será muito importante para a região e é a primeira do interior pelo novo modelo. O valor total da UPA é de R$ 3,5 milhões, Riverton vai nos ajudar e será muito bom para a cidade – afirmou o governador, que anunciou também a chegada de novas viaturas para o 32º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela segurança nos municípios de Macaé, Quissamã, Carabepus, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.

O prefeito Riverton Mussi lembrou que na terça-feira (1º), ele se reuniu com o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, no gabinete do secretário, no Rio, onde ficou definido que a implantação da Unidade de Pronto-Atendimento Macaé será antecipada para este ano. Além da UPA, Macaé terá uma Clínica da Família, que prestará atendimentos diversos em saúde. Os bairros da Barra e do Lagomar vão receber, cada um, um dos projetos. Falta agora a definição técnica de qual bairro ganhará a UPA e qual receberá a Clínica da Família.

- Lagomar e Barra são dois importantes bairros populosos de Macaé que terão a rede de saúde incrementada com a UPA e a Clínica da Família. E hoje, o governador reforçou a importância da Unidade de Pronto Atendimento para a cidade – ressaltou o prefeito, informando que o município vai disponibilizar para o Estado a área para a instalação da UPA, que terá sistema modular. O custeio até junho de 2010 também ficará por conta da prefeitura. A próxima etapa para a implantação da UPA é a visita de engenheiros da secretaria de Estado de Saúde em Macaé.

A UPA é um serviço de pronto-atendimento que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana. A unidade estará equipada tanto para atender a pequenas e médias emergências quanto a pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital. Trata-se de um serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas.

Pré-sal: Riverton e Cabral voltam a defender municípios produtores e o Rio

O novo marco regulatório do pré-sal também foi citado no discurso do governador Sérgio Cabral em Quissamã. “Essa é uma questão muito importante para nós. A lei fala apenas do ano de 2019, essas novas descobertas só entrarão em produção daqui a dez anos, mas temos que pensar no futuro do Rio”, disse Cabral.

O governador rebateu acusações de outros governadores de que o Rio não enxerga o Brasil com visão nacional e igualitária. “A União recebe a maior parte dos recursos dos royalties e os recursos que entram para o governo federal podem custear obras e investimentos nas demais regiões do país”, pontuou.

Na quarta-feira, o prefeito participou em Brasília do encontro da bancada dos deputados do Estado do Rio de Janeiro, junto com a Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj). O objetivo foi somar forças para que o Congresso não aprove alterações na atual Lei do Petróleo dentro dos quatro projetos de lei que o governo federal enviou para aprovação do novo marco do petróleo. “Para isso, precisamos da união política de parlamentares do Rio, Espírito Santo, São Paulo, e também do Paraná e Santa Catarina, onde foram encontradas reservas de pré-sal”, frisou Riverton.