Série C: Macaé vence e entra na briga

13/07/2008 18:59:40 - Jornalista: Tiago Ferreira

O Macaé Esporte entrou na briga por uma vaga na próxima fase do Brasileiro da Série C. Jogando no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na tarde deste domingo (13), o alvianil praiano derrotou o Linhares por 3 a 0 e chegou aos quatro pontos ganhos no Grupo 12, deixando o rival na lanterna com zero. No outro jogo da chave, em Taubaté-SP, o Guaratinguetá assumiu a liderança, com sete pontos, ao derrotar o Boavista por 1 a 0. O time de Bacaxá caiu para a segunda colocação, com seis pontos.

No próximo sábado (19), o Macaé Esporte voltará a enfrentar o Linhares, só que desta vez no Estádio Conilon, em Jaguaré. Porém, há a possibilidade de o jogo ser realizado em Linhares, no Estádio Joaquim Calmon, que ainda deverá ser vistoriado pelo Corpo de Bombeiros. Já o confronto entre o Boavista e o Guaratinguetá está marcado para o domingo (20), às 15h, no Estádio Eucy Resende de Mendonça, em Saquarema. Só os dois primeiros colocados se classificam para a segunda fase da competição.

O jogo

Em busca da primeira vitória na Série C, os macaenses começaram pressionando e, logo aos 4min, Bill cruzou da esquerda e o atacante Léo Santos cabeceou para a boa defesa de Pacato. E a dupla continuou infernizando a defesa do Linhares. Aos 12, Bill tocou para Léo Santos na área, que dominou e chutou de pé direito. Pacato salvou os capixabas outra vez. De tanto pressionar, o time abriu o placar aos 25min com o meia Carlos Alberto, em cobrança de pênalti. Foi o primeiro gol do Macaé neste Brasileiro.

Mesmo em vantagem no marcador, o alvianil continuou dominando as ações ofensivas e só foi incomodado pelo Linhares aos 40min com o zagueiro Diego, que cabeceou no travessão após cobrança de escanteio de Emerson pela esquerda. Só que, no minuto seguinte, o Macaé ampliou a vantagem. Em rápido contra-ataque, Bill lançou Osmar, que entrou livre na grande área, driblou o goleiro Pacato e, com muita calma, tocou de pé direito para o fundo das redes.

Na etapa final, o panorama não se modificou. Como o Linhares precisou se expor para tentar diminuir a vantagem, o Macaé só jogou nos contra-golpes. E foi assim que, aos 11min, o alvianil chegou ao terceiro gol. Léo Santos recebeu na direita, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro na medida para o Osmar, que só teve o trabalho de completar para o fundo das redes. O atacante teve a chance para ampliar, aos 14min, em jogada feita por Carlos Alberto, também pela direita.

Aos 27min, o técnico Alexandre Gama promoveu a estréia do atacante Léo Andrade, que entrou no lugar do Osmar. E, nos dois primeiros minutos em campo, ele teve duas chances para marcar em cruzamentos vindo da esquerda, sendo um do Léo Santos e outro do camaronês Steve. A partir daí, o Macaé passou a administrar a vantagem no marcador e, após o apito final do juiz mineiro André Luis Martins Dias Lopes, festejar a sua primeira neste Brasileiro da Série C.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ 3 X 0 LINHARES
Data/Hora: 13/07/22008 – 15h
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Público: 190 pagantes
Renda: R$ 1.900,00
Árbitro: André Luis Martins Dias Lopes/MG
Auxiliares: Francisco Pereira de Sousa/RJ e João Luiz Coelho de Albuquerque/RJ
Cartões amarelos: Otávio, Bill, Léo Gonçalves e Osmar (MAC); James, Anderson, Diego, Emerson e Wilker (LIN)
Cartão vermelho: Bill (MAC)
>> Macaé: Lugão; Schneider, André, Otávio e Bill; Léo Gonçalves, André Gomes, Steve (Ruy) e Carlos Alberto; Léo Santos (Jhon) e Osmar (Léo Andrade). Técnico: Alexandre Gama.
>> Linhares: Pacato; James, Diego, Marcelo e Anderson (Jaubert); Kesley, Emerson, Juninho (Barega) e Caio (Pedro Henrique); Wilker e Léo. Técnico: Gurubi.

>> Classificação do grupo:
1° Guaratinguetá, 7 pts
2° Boavista, 6 pts
3° Macaé, 4 pts
4° Linhares, 0 pt