Serviços ambientais mais próximos do morador da Serra

17/05/2010 09:30:52 - Jornalista: Lourdes Acosta

A Administração Riverton Mussi, após avançar na execução de políticas de desenvolvimento sustentável, durante os últimos dois anos, no perímetro urbano de Macaé, vai estender os serviços ambientais para a área rural. Nesta quarta-feira (19), a secretaria de Meio Ambiente (Semma) inaugura sua nova base operacional no distrito de Glicério com o objetivo de aproximar ainda mais as ações públicas do morador da Serra.

Os serviços como resgate e reabilitação da fauna silvestre; plantio, poda e corte de árvores em logradouros públicos; controle das pragas urbanas e do caramujo, brigadas de apiculturas; coleta de resíduos tecnológicos, pilhas, baterias, pneus (Papa-pneus) e lâmpadas fluorescentes; combate a crimes ambientais como desmatamento, de caça e pesca ilegal, poluição do solo (Esgoto Zero), sonora (Lei do Silêncio) e hídrica; aprisionamento de animais silvestres, queimadas, construções em Faixa Marginal de Proteção (FMP), aterros, licenciamento e educação ambiental, entre outros estarão mais perto do cidadão serrano.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, os avanços e as conquistas socioambientais fazem parte do pacote que está sendo levado para a serra de macaense, com o propósito de beneficiar a todos com políticas efetivas.

- Desde que assumimos, promovemos uma gestão participativa cujo foco principal sempre foi tornar Macaé uma cidade preparada para ser auto-sustentável, onde possamos proporcionar aos munícipes uma melhor qualidade de vida e isso envolve tanto o perímetro urbano como todos os distritos de nossa área rural que precisa ser preservada. Além disso, a determinação do prefeito Riverton Mussi é para que possamos promover políticas ambientais sem distinção – assegura.

Ele destaca também a necessidade de preservação das áreas ambientais (APAs) e permanentes (APPs), com ênfase às Unidades de Conservação como o Parque Atalaia, localizado em Córrego do Ouro, que guarda a biodiversidade da fauna e da flora da Mata Atlântica.

Base – A Base Operacional da Semma está localizada na principal via de acesso do distrito de Glicério e começa a atuar imediatamente com os serviços ambientais. A coordenadora da Semma na Serra, Neiva Dutra dos Santos, diz que não vai medir esforços para atender as demandas locais.

- O cidadão serrano que necessitar de algum serviço como poda, plantio de árvore, controle de pragas ou qualquer outro, poderá se dirigir à nossa Base Operacional de Glicério que iremos atender. Mas, se preferir, poderá também ligar para o telefone 27934096 que faremos o registro e encaminhamento da solicitação – acentua.