Servidores iniciam curso de Pós Graduação em Alfabetização

22/04/2009 21:47:58 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

Curso tem a duração de 15 meses

A prefeitura de Macaé iniciou o curso de Pós-graduação e Extensão em Alfabetização, oferecido pela Secretaria de Educação na Cidade Universitária. A aula inaugural foi proferida no último sábado (18) pelo diretor da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Francisco Carlos Gomes e contou com a presença do vice presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, da coordenadora do curso, Ana Cansado, e do representante da Secretaria de Educação, o sub secretário de Ensino Fundamental, Sol Grey Tavares.

São 60 alunos inscritos com aulas sendo ministradas aos sábados durante os próximos 15 meses. O curso em Alfabetização é uma das metas da educação que está sendo cumprida. Ele faz parte do programa de formação gratuito elaborado com o objetivo de beneficiar os profissionais da rede, com cursos de extensão, pós-graduação e formação continuada. A capacitação atende os profissionais do magistério do quadro efetivo da Prefeitura, preferencialmente os que atuam no primeiro e segundo anos de escolaridade do Ensino Fundamental, e propõem formação de professores-pesquisadores em Alfabetização, proporcionando qualificação e aprofundamento teórico-prático quanto aos processos de aquisição da linguagem oral e escrita.

Representando a secretária de Educação Marilena Garcia, o sub secretário de Ensino Fundamental, Sol Grey, disse que a capacitação de professores na alfabetização chega a um momento especial na administração municipal. “Com a unificação da Educação que inseriu a Funemac à Secretaria de Educação estamos conseguindo suprir uma demanda que antes era crescente, a de oferecer aos nossos servidores uma capacitação de excelência”. declarou.

O vice presidente da Funemac, Joelson Tavares, parabenizou os professores inscritos, por compreenderem a iniciativa do prefeito Riverton Mussi e da secretária Marilena Garcia. Ele também informou sobre a atuação da Fundação junto à Secretaria na qualificação do servidor da educação. “A estratégia da secretaria é buscar cada vez mais a integração dos professores, e estabelecer uma rede onde os alunos sejam cada vez melhor assistidos para que possam percorrer, da alfabetização ao ensino superior, de forma unificada e capacitada”, disse ele.

O diretor da FeMASS e palestrante do encontro, Francisco Carlos Gomes, falou da proposta do curso e seu significado na capacitação do professor da rede de ensino. “Este curso tem uma importância significativa para a Secretaria de Educação, pois é a base que qualquer ensino. Estamos comprometidos com essa iniciativa e acredito que será de grande proveito, tanto para nós, professores como para os 45 mil alunos de nossa rede educacional”, ressaltou.

Audio

Entrevistado: Joelson Tavares vice Presidente da FUNEMAC
Reporter: Eraldo Manhães