Setor da Pesca realiza Curso de Gestão Compartilhada

03/03/2008 15:17:03 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

A Prefeitura de Macaé fechou importante parceria para a realização do Curso de Gestão Compartilhada com institutos do setor da Pesca. Esta semana, de segunda (3) a sexta-feira (7), o curso abordará temas voltados não só para pesca, mas também para a participação da comunidade e novas possibilidades na área da Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros. O evento acontece, a partir das 8h, na Incubadora de Empreendimentos, na Ajuda.

- O curso de gestão compartilhada de recursos naturais tem foco na pesca e foi criado pela Rede Solidária da Pesca. Esta rede é composta pelo Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SOLTEC - UFRJ), pelo projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (PróVárzea) e pelo Peixes, Pessoas e Águas de Pirapora, Minas Gerais (UNIMONTES - Pirapora). São projetos que trabalham com o mesmo público, e queremos fazer o modelo em Macaé, já instalado em Manaus, que visa uma interação maior com a comunidade na área educacional – disse o coordenador da secretaria executiva de Pesca, Inácio da Silva.

Entre as abordagens durante o curso, estão “Noções básicas de Organização Social e Participação Comunitária - Gestão Participativa”, do PróVárzea, vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ministrado por Alzenilson Aquino e Marcelo Raseira, do PróVarzea. Outro foco durante o curso está na “Gestão Compartilhada dos recursos Pesqueiros: uma nova possibilidade”, conduzido por Mauro Luis Ruffino, da secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (CEAP/ PR).

Outros participantes do curso são: Colônia de Pescadores de Macaé; Pescadores de Cabo Frio e do Farol de São Tomé; Projeto Mosaico da Petrobras (Mosaico BR); Secretaria executiva de Trabalho e Renda; e Pesquisa-ação na cadeia produtiva da pesca, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Papesca - UFRJ).