Simpósio de Educação Infantil reúne gestores escolares

20/03/2024 15:32:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno e Divulgação

Terceira edição do evento foi realizada nesta quarta-feira na Cidade Universitária

Com o tema “A Leitura e a Escrita nos Territórios das Infâncias”, a Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta quarta-feira (20), o III Simpósio de Educação Infantil de Macaé. O objetivo foi partilhar com os gestores escolares do segmento reflexões que contribuam com as ações pedagógicas para a construção de estratégias de articulação entre as experiências e os saberes produzidos pelas crianças.

A programação começou com o debate da mesa 1 sobre “O Direito à Linguagem Escrita na Creche: Saberes e Fazeres Relacionados à Mediação Literária”. O assunto foi apresentado por Heloisa Carreiro, professora adjunta da FFP/ UERJ e coordenadora do Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (COLEIdaFFP/UERJ).

"A Educação Infantil é a base de tudo. Ficamos muito felizes de ver que as escolas da rede municipal estão ficando cada vez melhores. Agora, o nosso desafio é levar o universo dos livros também para os pequenininhos, pois o contato com o livro desde cedo vai fazer a diferença em toda a vida escolar do aluno. Para incentivar ainda mais a leitura, na próxima edição do FlicMac vamos ter um espaço exclusivo para a Educação Infantil", afirmou a secretária de Educação, Leandra Lopes, citando melhorias nas unidades escolares como a chegada de aparelhos de ar-condicionado, mesas interativas, lousas eletrônicas e tablets.

A superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, destacou que o encontro com profissionais e especialistas visou promover o diálogo entre concepções e práticas de leitura e escrita no cotidiano da Educação Infantil, especialmente dedicado às equipes gestoras que atuam na rede pública municipal de Macaé. “Cada um fazendo um pouco conseguimos construir o todo. É fundamental estarmos sempre juntos para debatermos ideias que irão fortalecer nossa rede”, frisou Mariana.

O evento continuou com a mesa 2 que discutiu sobre “Eu sei um montão de coisas”: experiências com a oralidade, leitura e escrita na pré-escola. O tema foi abordado por Greice Duarte de Brito Silva - doutora e mestre em Educação na Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos do PPG-Edu/UFF).


Fotos Relacionadas