Sinjuv dará continuidade a seus projetos em 2010

28/01/2010 10:28:40 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

Palestras sobre temas relativos à infância e à adolescência são proferidas por profissionais da Sinjuv

A subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv), vinculada à secretaria de Assistência Social da prefeitura de Macaé, vai dar continuidade aos projetos e ações do ano passado e acrescentar novos trabalhos em prol da criança e do adolescente do município, em 2010. Segundo sua coordenadora, Cíntia Carla da Silva, atividades como o Fórum Infanto-Juvenil, que reuniu cerca de 500 crianças e adolescentes, em março de 2009, não ficarão esquecidas.

Outro trabalho que vai continuar são os fóruns na região serrana a respeito de pedofilia e drogas, que reuniu em setembro cerca de 400 pessoas no distrito de Glicério. As orientações sobre gravidez na adolescência feitas em instituições de ensino e em empresas durante todo o ano passado também permanecerão em 2010.

- Nossas campanhas educativas, nas quais marcaram presença cerca de quatro mil pessoas, quando houve mais de 30 palestras proferidas por três profissionais de Direito e de Serviço Social também serão mantidas até o final do ano – conta Cíntia Carla. Ela acrescenta que dentre as campanhas educativas estão as orientações acerca do combate ao trabalho infantil, disseminação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outras.

Cíntia lembra da participação da Sinjuv na II Feira de Responsabilidade Social e em palestra no Instituto Nossa Senhora da Glória. Nesta última, pais e responsáveis foram orientados sobre os limites na educação dos filhos e as responsabilidades da família e da escola em suas formações como pessoas, envolvidas pelo espírito de cidadania.

De acordo com a subsecretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro, o papel da Sinjuv tem sido cumprido de modo substancial. “A subsecretaria está observando a questão da prevenção básica, no sentido de não esperar acontecer para agir, mas levando informações que conscientizem e orientem as pessoas, a fim de evitar fatos e acontecimentos que impliquem em falta de qualidade de vida”, explica ela.

Entusiasmada, a coordenadora Cíntia Carla avisa que novos projetos serão postos em prática em 2010, com a finalidade de promover a qualidade de vida para crianças e adolescentes moradores do município de Macaé.