Sistema Integrado de Transporte passa por processo de revitalização

08/01/2010 20:44:03 - Jornalista: Equipe Secom

Aumento da frota em mais 20 ônibus; revisão de itinerários e horários das linhas, reforçando atendimento aos usuários em horário de pico e entre pico e nos finais de semana; aperfeiçoamento do Centro de Controle Operacional são algumas medidas que o Governo Municipal está implementando no Sistema Integrado de Transporte (SIT-Macaé) de Macaé, visando sua revitalização.

As novas condições operacionais foram determinadas por demandas dos usuários e diagnóstico do sistema em vigor, sendo alvo de discussões entre o Governo Municipal e as empresas concessionárias do SIT, que chegaram ao consenso de constituir um Grupo de Trabalho (GT), em agosto de 2009, com apoio de consultorias contratadas por cada uma das partes, de forma a indicar condições para a implantação das melhorias.

Algumas ações já foram implantadas como a realização de revisão da linha essencial, a exemplo da T-21 (Terminal Parque dos Tubos x Terminal CEHAB e vice-versa) que teve seu itinerário ajustado para melhor atendimento, e a implantação do Corujão, que entrou em vigor em 31 de dezembro oferecendo transporte após a meia noite.

O estudo realizado pelo GT indica mais ações a serem implantadas até o final do ano, num processo gradativo. De acordo com os dados operacionais projetados, haverá aumento do número de viagens programadas nas linhas de 14% nos dias úteis, de 27,9% aos sábados e de 27% aos domingos, sobre as viagens programadas da rede atual.

- O estudo tomou por base a realidade do município no que se refere a transporte. Macaé é uma cidade atípica com grande volume de passageiros/dia, hoje na casa de 100 mil/dia, o que torna o Sistema Integrado de Transporte, de certa forma, complexo. Num processo de revitalização é necessário considerar variáveis que, se somadas, trarão ganhos reais para o usuário. Nesse sentido foram apontadas revisão de linhas, aumento da frota, monitoramento dos veículos, treinamento dos fiscais de coletivo, tudo para que o sistema funcione a contento -, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, completando que algumas medidas já podem ser verificadas como novos abrigos instalados ao longo da rodovia Amaral Peixoto e em outros pontos da cidade.

A bilhetagem eletrônica também passa a ser realidade para agilização do acesso de usuários como estudantes da rede municipal de ensino, idosos com idade entre 60 e 65 anos e portadores de necessidades especiais, em tratamento.

Com a reestruturação do SIT-Macaé, a frota passará a ser de 170 ônibus, quase o dobro da quantidade existente no início do sistema, em março de 2006.

Alinhando com grandes cidades

Em 2009 representantes da secretaria de Mobilidade Urbana buscaram boas práticas na área de transporte e trânsito em cidades consideradas modelo nestas áreas, como é o caso de Belo Horizonte, Curitiba e Recife.

Uma prática comum e considerada positiva nestas capitais é o uso da fórmula do Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (GEIPOT), no cálculo da planilha tarifária. Pelo contrato de Concessão do SIT de Macaé, a fórmula até então praticada era a paramétrica, que ajustava automaticamente a tarifa em agosto de cada ano tomando por base três indicadores: variações do salário do motorista e do valor do combustivel (diesel) e preço de veículo novo. Por esta fórmula a tarifa passaria a ser, em agosto de 2009, R$ 2,81. No entanto, o Governo Municipal e as concessionárias entenderam que havia necessidade de revisão desta base, adotando então o método GEIPOT – calculado a partir do custo total do serviço de transporte.

O estudo então, tomando esta nova realidade, apresenta indicativos que criam condições de avaliar e implantar melhorias no serviço, com a adoção de nova tarifa abaixo da calculada pela fórmula definida nos contratos de concessão.

- A tarifa atual não permite às empresas operadoras cobrirem os seus custos operacionais totais projetados com dimensionamento da oferta determinada pela Mactran a partir de janeiro de 2010, quando haverá aumento considerável de oferta, da quilometragem percorrida e das viagens programadas nas linhas nos horários de “pico”, mas principalmente nos entre picos da manhã e da tarde, nos finais de semana. Esse aumento de oferta se faz necessário, em função do crescimento da cidade e para o melhor atendimento dos usuários, o que gerará um grande aumento da qualidade do serviço prestado -, observou o economista Claudinei Aparecido Castanha, da Cegeplan Consultotia Ltda.

Mais melhorias

Neste processo de revitalização estão previstos aumento de linhas para a região do Novo Cavaleiros, onde estão instaladas empresas on e off shore, Shopping Plaza Macaé, Universidade Estácio de Sá e Cidade Universitária, bem como para Cabiúnas, que passa a contar com linha A-81 até o Terminal Central.

A Região Serrana também será beneficiada, As linhas da serra voltam ao Sistema Integrado de Transporte, durante os dias úteis para favorecer o deslocamento dos trabalhadores até a sede do município.

Além disso há estudo para a implantação da linha Domingueira, que circulará aos domingos com desconto na tarifa, em trajetos especiais fora do SIT.

O Sistema Integrado de Transporte é o mais moderno existente no mundo e após estudos foi apontado como o melhor a ser adotado pelo município, pois possibilita ao usuário percorrer vários itinerários com a mesma tarifa, por funcionar em esquema de integração. Esta realidade garante ao cidadão menor gasto em seu deslocamento diário e amplia acesso às linhas que interligam os bairros da cidade.