Solar dos Mellos segue com exposição de brinquedos antigos

17/10/2011 10:18:26 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

São 60 brinquedos expostos, datados do início ao fim do século XX

Até o próximo dia 15 de novembro, a exposição Brincadeira de Criança está em cartaz no Solar dos Mellos, que fica na Rua Conde de Araruama, 248. Mostrando brinquedos antigos de diferentes épocas, a mostra está disponível entre 9h e 17h, nos dias úteis.

São 60 brinquedos expostos. Eles estão datados do início ao fim do século XX. São resultado do ato de colecionar do professor Alfredo Manhães. Da década de 1920, há velocípede, cavalinho de madeira. Já dos anos de 1990, há autorama, bonequinhas de porcelana, carrinho de rolemã, trenzinho de lata.

Esta é a quarta vez que ele expõe brinquedos antigos no Solar dos Mellos. A primeira exposição foi em 2008. Ela sempre ocorre nos meses de outubro e novembro.

História dos Brinquedos

- Gosto de compartilhar a alegria de rememorar a brincadeira antiga. Esse ato estimula o desenvolvimento infantil, pois canaliza suas emoções e anseios, favorecendo a cognição e estimulando trocas com o meio e de certa forma, preparando o indivíduo para a vida futura - conta Alfredo.

Alfredo comenta que a evolução dos brinquedos se confunde com a própria história da humanidade. As primeiras bonecas teriam surgido há 40.000 anos, na forma de estatuetas de barro utilizadas em rituais. Quase 15.000 anos depois, os japoneses produziram bolas com fibras de bambu.

- Na antiga China, os brinquedos eram feitos de fios de crina de cavalo. Gregos e romanos utilizavam penas de aves e couro. O tempo passou e materiais como madeira, papel, lata, vidro e celuloide passaram a ser usados na produção de brinquedos. Hoje a matéria-prima mais utilizada é o plástico, que pode ser combinado com outros materiais, permitindo inúmeras possibilidades -, finaliza.