Subsecretaria de Trabalho e Renda e CIEE iniciam cursos para jovens do projeto Aprendiz Legal

09/09/2009 17:53:38 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Robson Maia

Até o final deste ano mais de 1.500 jovens serão qualificados para o mercado de trabalho

Com objetivo de construir e fortalecer a inserção de jovens no mercado de trabalho, a prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria de Trabalho e Renda(Semtre), e o Centro de Integração Empresa e Escolas (CIEE), iniciou cursos de informática e cidadania, administração e relacionamento pessoal, para jovens do projeto Aprendiz Legal. As aulas começaram nesta quarta-feira (9),na Incubadora de Cooperativas, no bairro Ajuda de Baixo.

Os cursos funcionam duas vezes por semana, em dois turnos manhã e tarde, tem duração de 100 horas/aulas, com quatro módulos em apenas um mês. Segundo o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, o objetivo é qualificar e preparar para o mercado de trabalho, criar formadores de opinião e bons cidadãos.

- Com os términos dos cursos, abriremos outras turmas. Temos a missão de preparar até o fim deste ano 720 jovens no curso de informática e 1.120 jovens no curso de cidadania administração e relacionamento pessoal, explicou.

O subsecretário ressalta ainda hoje 95% de jovens que foram aprendizes estão inseridos no mercado de trabalho. O jovem passa por uma seleção na subsecretaria de Trabalho e Renda, onde é realizado uma prova. Sendo aprovado, ele é encaminhado para a empresa para ser feita outra seleção.

- O jovem que não buscar a qualificação e noções de conhecimentos gerais não terá chance no mercado de trabalho. A parceria com a Semtre com o CIEE vai ajudar a promover uma qualificação ainda melhor, afinal hoje a informática tem avançado muito, comentou o professor de informática da Incubadora, Anderson Vasconcelos.

Atualmente, jovens de 14 a 24 anos preencheram as vagas de oito turmas de informática – cada turma com 25 alunos que tem aulas de windows, word, excel e power point. No curso de cidadania, administração e relacionamento pessoal, são 35 alunos em cada turma. O curso oferece noções de cidadania e relacionamento pessoal para trabalhar como auxiliar de escritório, recursos humanos e atendente.