Tai Chi Chuan: uma arte milenar agora em Macaé

28/05/2009 14:53:03 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

Foto: Divulgação

Aulas começam às 7h

A busca por uma melhor qualidade de vida através de uma arte chinesa praticada desde cinco mil anos antes de Cristo. É o que estão fazendo os novos adeptos do Tai Chi Chuan em Macaé que, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, começaram a ter aulas dessa prática milenar na quadra da Praça Washington Luiz, todas as terças e quintas-feiras, sempre às 7h, gratuitamente.

São 60 minutos de movimentos lentos e suaves. Nas aulas, a pessoa é ensinada a ter consciência do seu próprio equilíbrio, o que o afeta e a apreciar os valores práticos da sua habilidade de moderar os extremos do comportamento e atitude em nível mental e físico, e como isso se aplica aos princípios de autodefesa.

As aulas são dadas pelo professor Amaro Rocha, formado em Tai Chi Chuan desde 1977, pelo mestre Wu Chão Hsiang. Ele se mostrou satisfeito com a receptividade do público macaense que, já em poucas aulas, começou a comparecer em grande número.

- Sou praticante desde 1973 e aprendi com meu mestre o tradicional Tai Chi. Tento passar para os meus alunos esses ensinamentos, que trabalham com a alternância dos pólos, focando os extremos e abrindo os canais de energia do praticante. Estou contente em ver que o curso está sendo aprovado por todos, afirmou.

Para participar das aulas não é preciso fazer inscrição. Basta se juntar ao grupo que já está praticando. O Tai Chi Chuan não tem contra-indicações e nem limite de idade. É recomendado para hipertensos, gestantes e pessoas da terceira idade, mas todos podem praticar.

ENTENDENDO “TAI CHI”: De acordo com a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC), a prática é uma arte marcial chinesa "nei chia" (interna), a qual é conhecida pelos benefícios para a saúde e longevidade, comprovados por médicos e praticantes. Pode ser descrito também como uma arte marcial de estilo suave, aplicada como relaxamento mais completo possível da musculatura, distinguindo-se na sua teoria e aplicação das artes marciais de estilo duro, as quais usam um grau de tensão nos músculos.